Conheça a plataforma dos Encontros Universitários 2019; site traz acesso às apresentações e palestras

Print da tela inicial da plataforma dos Encontros UniversitáriosPela primeira vez desde sua criação, os Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará, que ocorrem de 20 a 22 de maio, serão realizados em modalidade virtual, adequando-se à realidade trazida pela pandemia do coronavírus (COVID-19). Para tornar isso possível, uma plataforma especial dedicada à edição 2019 dos EU em Fortaleza foi criada.

No site, já disponível, é possível conferir toda a programação do evento, que, assim como nos EU presenciais, terá palestras, apresentações orais e de pôsteres, sessões temáticas e apresentações artísticas.

A plataforma traz, logo na página inicial, os links para as palestras programadas para os três dias de evento, com Márcia Castro (Universidade de Harvard), Marcos Lisboa (presidente do Insper) e André Lemos (Universidade Federal da Bahia). As transmissões serão feitas pelo YouTube e é possível ativar o lembrete para as lives.

Cada categoria tem sua página na plataforma, possibilitando acesso à programação de forma detalhada. As apresentações orais terão salas virtuais dedicadas a cada trabalho, cujos links podem ser encontrados na própria plataforma. Ao todo, 1.516 apresentações orais de trabalhos foram inscritas e serão realizadas no formato de videoconferência.

Já as apresentações em pôster ocorrerão por meio de um fórum, organizado de acordo com cada encontro e por datas. Os trabalhos são divididos por tópicos, exibindo informações de autoria, resumo e o próprio pôster. A plataforma permite a interação por comentários, após login com as credenciais do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O evento terá ainda nove salas de sessões temáticas, com trabalhos de diferentes campos do conhecimento que tratem de áreas estratégicas para o Ceará e o Brasil. As apresentações estão marcadas já para esta quarta-feira (20), no horário das 10h às 12h. Cada sala pode ser acessada por links específicos, disponíveis na plataforma.

Outro recurso do site é o Formulário Autodeclaratório de Horas Complementares, que pode ser preenchido pelos participantes ou assistentes do evento, com a possibilidade de somar até 12 horas de atividades complementares.

A plataforma é uma produção da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFC, por meio da Divisão de Portais Universitários (DPU).

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.