Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Começam nesta quarta-feira (20) os Encontros Universitários 2019; o que você precisa saber para participar do evento

Logo dos Encontros Universitários 2019Têm início, nesta quarta-feira (20), os Encontros Universitários 2019 em Fortaleza, o maior evento de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará, que, nesta edição, ocorre em formato on-line. A programação completa inclui palestras com grandes nomes da ciência, oficinas e atividades culturais virtuais, além das apresentações de trabalhos, nas modalidades oral e pôster. O acesso a toda essa programação é aberto ao público e pode ser feito através da plataforma dos EU2019.

Neste primeiro dia de evento, a palestra magna que abre os Encontros ficará por conta da doutora em Demografia e professora associada da Harvard T. H. Chan School of Public Health, Márcia de Castro, trazendo o tema "Pandemia e saúde coletiva". A plenária terá mediação da professora Márcia Machado, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC e ocorrerá das 10h às 12h, no canal criado para os EU 2019 no YouTube.

Além da palestra, toda a programação é aberta às comunidades interna e externa à Universidade. Para os alunos da UFC, em específico, a participação nas atividades dos EU2019, além de enriquecer a formação acadêmica, gerará créditos de atividades complementares. Serão 4 créditos por atividade, até o limite de 12.

"Apesar da pandemia, resolvemos pela realização dos Encontros Universitários 2019 em Fortaleza de forma virtual, superando os desafios impostos pelo isolamento social, como uma maneira de manter a mobilização da nossa comunidade acadêmica na promoção da ciência", defende o reitor da UFC, Cândido Albuquerque.

Para o reitor, o volume e a relevância dos trabalhos científicos inscritos para o evento justificam sua realização, e o formato on-line, reforça, dará um alcance ainda maior à produção feita na UFC. “São milhares de trabalhos inscritos para as apresentações remotas. Por isso, essa já é uma edição histórica: é a primeira vez que a Universidade Federal do Ceará faz um evento desse porte com transmissão online, o que permite que a produção dos nossos alunos e servidores seja conhecida por pessoas do Brasil e no exterior. Os Encontros Universitários são um momento único e valioso na vida dos estudantes da UFC, por isso reforço o convite para que todas e todos integrantes da comunidade acadêmica participem".

Os EU2019 tiveram 5.246 trabalhos homologados, registrando o recorde histórico do evento, que teve sua primeira edição em 2009. Os trabalhos inscritos serão divulgados nas modalidades comunicação oral, pôster e apresentação artística.

PÔSTERES – Os participantes que se apresentarem na modalidade pôster estão com seus trabalhos divididos em 14 fóruns. Nesses espaços, os pôsteres podem receber perguntas e comentários de pessoas identificadas por meio do SI3. As respostas às questões podem ser dadas ao longo dos três dias do evento, com possibilidade de interação e debates em torno do conhecimento produzido. A comissão organizadora dos EU 2019 fez um manual de uso da pataforma de apresentação de pôsteres que mostra, por exemplo, como encontrar um trabalho e fazer e responder a comentários.

COMUNICAÇÕES ORAIS – Nesta edição, os 1.516 trabalhos inscritos para comunicação oral serão apresentados em formato de videoconferência. A programação completa das apresentações orais e o link de todas as salas virtuais das videoconferências estão disponíveis na plataforma virtual.

Haverá uma sala de videoconferência para cada sala física que existiria caso o evento fosse realizado presencialmente. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), responsável pela organização dos EU 2019, alerta sobre a importância de os autores dos trabalhos estarem na sala virtual no horário exato marcado para sua apresentação, onde serão avaliados em tempo real.

SESSÕES TEMÁTICAS  As apresentações orais também contarão com sessões temáticas, que ocorrerão nesta quarta-feira, das 10h às 12h. Essas sessões são espaços reservados para trabalhos que tratam de questões estratégicas para o Ceará e o País. Os temas são: Arte, formação universitária e economia criativa; Biotecnologia; Educação e sociedade; Empreendedorismo e inovação; Internacionalização: relatos de experiência; Políticas públicas e direitos humanos; Saúde e bem-estar; Sustentabilidade, energias renováveis e economia do mar; Tecnologia da informação, comunicação e linguagens.

Haverá uma sala virtual destinada a cada tema, com links também já disponíveis na plataforma virtual.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA – Os EU2019 trazem, em sua programação artístico-cultural, o VI Encontro de Cultura Artística. Nesta edição, as atividades foram pensadas para o formato virtual e serão realizadas exclusivamente por meio de transmissões ao vivo (lives) no perfil da SECULT-ARTE no Instagram (@ufcarte). As lives terão apresentações de diferentes linguagens, compondo uma mostra de trabalhos de estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos.

SEM AULAS REMOTAS – Durante o período de realização dos EU 2019, não deverá haver aulas remotas, conforme recomendação do Gabinete do Reitor, para facilitar a participação da comunidade acadêmica nos encontros.

Dúvidas e relatos de necessidades específicas devem ser encaminhados à pró-reitoria pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A comissão organizadora do evento criou uma página com as perguntas e respostas mais frequentes (FAQ), disponível no site dos Encontros Universitários.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300