EU 2019: 2.800 pôsteres serão apresentados durante o evento

Logomarca dos Encontros UniversitáriosDe 20 a 22 de maio, nos Encontros Universitários (EU 2019) em Fortaleza, 2.800 trabalhos serão apresentados no formato pôster. Nesta modalidade, as produções ficam disponíveis nos diversos fóruns de discussão, e o acesso é livre por meio da plataforma virtual especialmente criada para o evento. Os pôsteres consistem de resumo, da arte gráfica do banner ou de uma curta apresentação de cinco slides. Os trabalhos poderão ser encontrados através da ferramenta de busca do site, pelo nome do autor, do orientador ou do título.

De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFC, Profª Geovana Cartaxo, os fóruns ficarão abertos durante os três dias do evento para permitir a interação dos alunos com os professores avaliadores e com outros membros da comunidade acadêmica. Nessa ferramenta, os alunos responderão às perguntas e considerações dos avaliadores, de colegas e de professores, para, assim garantir o certificado de participação. Familiares e amigos também poderão comentar nos fóruns e conferir os trabalhos. Por conta da pandemia da COVID-19, a Profª Geovana explica que houve readequações tanto na programação do evento como no modo de apresentação dos trabalhos

"A PRAE é muito conhecida por bolsas, auxílios, restaurante universitário e residência universitária, mas temos também a preocupação com a qualidade de vida dos alunos em relação à vida acadêmica, com assistência psicológica, atividades desportivas, culturais e apoio para a participação em eventos científicos. Na edição dos Encontros Universitários programados para ser presenciais prevíamos uma ampla programação com terapias alternativas e cuidados (massagem, acupuntura, meditação, tai chi chuan, reiki etc.), mantivemos no encontro virtual apenas as aulas virtuais de ioga e de meditação, para termos o acolhimento e o cuidado com a saúde mental", afirmou a pró-reitora, que coordena a comissão organizadora do evento.

SERVIDORES – Uma das novidades desta edição dos EU é o I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos da UFC, com 85 trabalhos aprovados. Destes, 60 serão apresentados oralmente, além de 25 pôsteres. Os servidores atenderam prontamente ao convite, submetendo as suas produções ao edital, o que, para a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas da UFC, Telma Araújo, foi um excelente sinal e representa uma conquista da categoria.

Com essa iniciativa, pôde se dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas pelos egressos do curso de graduação de Tecnólogo em Gestão da Qualidade, e também da pós-graduação, por meio do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP), do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC).

"Há tempos os servidores tinham esse desejo de se enxergarem em grandes eventos científicos. A oportunidade veio agora, de forma remota, inovando e incrementando os Encontros Universitários 2019, que consideramos o maior e mais importante evento científico da UFC e do Estado do Ceará", declarou Telma Araújo.

CONTATO – Para buscar mais informações e sanar dúvidas, o participante pode contactar a comissão organizadora dos EU 2019 pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A comissão organizadora do evento criou uma página com as perguntas e respostas mais frequentes (FAQ), disponível no site dos Encontros Universitários

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.