Programação do primeiro dia dos EU 2019: palestra, oficinas, sessões temáticas e atividades culturais

Imagem: arte com logo dos encontros universitáriosComeçam hoje os Encontros Universitários 2019 da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza (EU 2019), trazendo uma série de atividades, além da apresentação dos trabalhos científicos da comunidade acadêmica. Abrindo oficialmente o evento, a Profª Márcia de Castro, da Universidade de Harvard, fará a palestra magna com o tema "Pandemia e saúde coletiva". Todas as atividades serão realizadas em formato on-line, concentradas na plataforma virtual (www.eu2019.ufc.br) criada para os EU 2019.

A palestra de abertura terá mediação da Profª Márcia Machado, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC, e ocorrerá das 10h às 12h, no canal criado para os EU 2019 no YouTube.

Márcia de Castro é doutora em Demografia e professora associada da Harvard T. H. Chan School of Public Health, na qual é membra docente do comitê consultivo do Programa de Estudos Brasileiros. É também integrante do Programa de Estudos Brasileiros no Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos e membra do Comitê de Direção do Centro de Análises Geográficas. Ela é ainda membra fundadora do Conselho Consultivo Científico do Centro Wittgenstein para Demografia e Capital Humano Global.

SESSÕES TEMÁTICAS – Hoje também será o dia destinado à realização das sessões temáticas, que terão lugar em salas reservadas na plataforma on-line Google Meet das 10h às 12h. Os links de cada apresentação estão disponíveis na plataforma on-line. Essas sessões são um espaço reservado para apresentações orais de trabalhos selecionados que tratam de questões estratégicas para o Ceará e o País.

Os Encontros Universitários 2019 trazem nove sessões temáticas em salas marcadas pela interdisciplinaridade e pela variedade de abordagens, reunindo bolsistas de diferentes projetos, programas, unidades acadêmicas e setores administrativos da Universidade.

Os temas são: Arte, formação universitária e economia criativa; Biotecnologia; Educação e sociedade; Empreendedorismo e inovação; Internacionalização: relatos de experiência; Políticas públicas e direitos humanos; Saúde e bem-estar; Sustentabilidade, energias renováveis e economia do mar; Tecnologia da informação, comunicação e linguagens.

OFICINAS – Ainda nesta quarta-feira, serão realizadas duas oficinas, gratuitas e abertas para toda a comunidade interna e externa à Universidade. Essas atividades ocorrerão através da plataforma Google Meet. Os participantes receberão certificados de participação, com horas complementares adicionais para os alunos da UFC.

A primeira oficina terá como tema "Imposto de Renda 2020" e será mediada pelo professor do Departamento de Contabilidade Eduardo Linhares, integrante do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UFC. A atividade ocorre das 14h às 15h. Para acompanhar, os participantes devem acessar a sessão on-line.

Logo em seguida, das 15h às 17h, será a vez da oficina "Profissional do futuro: aproximação das demandas industriais às demandas educacionais – setores eletrometalmecânico, energia e agroindústria", através do link do Google Meet. A oficina terá como facilitadores três pesquisadores do Observatório da Indústria, ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Sistema FIEC): a psicóloga Mariana Costa Biermann, a engenheira ambiental e sanitarista Laís Marques Moreira e o administrador Carlos César de Oliveira Lacerda.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – Ao longo de todo o dia, ocorrerão as apresentações de trabalhos da comunidade discente e de servidores docentes e técnico-administrativos. A programação completa dos trabalhos nas modalidades pôster e comunicação oral pode ser conferida na plataforma on-line dos EU 2019.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA – O primeiro dia dos EU 2019 traz também diversas apresentações culturais através do VI Encontro de Cultura Artística – Edição 2019 on-line, que integra a programação oficial do evento.

As atividades serão realizadas ao vivo (lives) no perfil da Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da UFC no Instagram (@ufcarte). Elas ocorrem em três turnos: pela manhã, no horário das 9h às 12h; à tarde, das 14h às 17h; e depois, das 17h às 19h.

A programação contempla bate-papos, oficinas, apresentações artísticas e rodas de conversa nas áreas da dança, cultura popular, arte e tecnologia, música, design, fotografia, audiovisual, produção cultural, patrimônio cultural e literatura.

SEM AULAS REMOTAS – Durante o período de realização dos EU 2019, não deverá haver aulas remotas, conforme recomendação do Gabinete do Reitor, para facilitar a participação da comunidade acadêmica nos encontros.

Dúvidas e relatos de necessidades específicas devem ser encaminhados à pró-reitoria pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A comissão organizadora do evento criou uma página com as perguntas e respostas mais frequentes (FAQ), disponível no site dos Encontros Universitários.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.