Segundo dia dos Encontros Universitários 2019 segue com intensa programação científica e cultural

ft 200519 eu logo

O segundo dia dos Encontros Universitários 2019, em Fortaleza, nesta quinta-feira (21), segue com uma programação plural, acessível de modo virtual no site do evento, e conta com apresentações de trabalhos, mostras artísticas, palestra sobre os impactos econômicos da pandemia do coronavírus e oficina de ioga. As atividades têm início logo cedo, às 8h, dando continuidade às rodadas de apresentações orais e pôsteres.

Totalizando 1.516 trabalhos, as apresentações orais, neste ano, ocorrem através de videoconferência, sendo disponibilizada uma sala virtual para cada sala física que existiria caso o evento fosse realizado presencialmente. Aberta para a participação do público em geral, a modalidade contemplará temas como: uso de "memes" como instrumento de ensino gramatical; desenvolvimento de sensor para indicação de transpiração em árvores; uberização do trabalho e novas formas de precarização; clube de química nas escolas; teatro como estímulo à aprendizagem em língua italiana; entre outros.

A modalidade engloba ainda a primeira edição do Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos da UFC, que conta com 85 trabalhos aprovados, sendo 60 apresentados oralmente e 25 na modalidade pôster.

Fazem parte das apresentações orais: o VI Encontro de Cultura Artística; o XI Encontro de Docência no Ensino Superior; o XII Encontro de Experiências Estudantis; o XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação; o XXVIII Encontro de Extensão; o XXVIII Encontro de Iniciação à Docência; o XXXVII Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; e o XXXVIII Encontro de Iniciação Científica.

Abertos durante os três dias do evento, os fóruns de discussão da modalidade pôster seguem disponíveis para interação entre alunos, professores avaliadores e outros membros da comunidade acadêmica. São 2.800 trabalhos com temas que abrangem os mais diversos aspectos do saber científico, como economia solidária, análise de água de açudes, atividades educativas sobre câncer de próstata, tributação ambiental, assistência jurídica gratuita e outros.

Integram a modalidade pôster os eventos: I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos da UFC; III Encontro de Estágios; IV Encontro de Iniciação Acadêmica; IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação; VI Encontro de Cultura Artística; VI Encontro de Programas de Educação Tutorial; XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa – PACCE; XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa (EIXO: PRECE – Programa de Estímulo à Cooperação na Escola); XII Encontro de Experiências Estudantis; XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação; XXVIII Encontro de Extensão; XXVIII Encontro de Iniciação à Docência; XXXVII Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; e XXXVIII Encontro de Iniciação Científica.

PALESTRA – Destaque na programação de quinta-feira é a palestra "Desafios da pandemia e a economia", das 15h às 17h, com o economista Marcos Lisboa. Atual presidente do Insper, instituição de ensino superior que atua nas áreas de negócios, economia, direito, engenharia mecânica, engenharia mecatrônica e engenharia da computação, Lisboa é ainda colunista do jornal Folha de São Paulo. A mediação será feita pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Jorge Lira, e pelo diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC, Prof. Paulo Matos.

CULTURA – As apresentações de produções artísticas ocorrem no formato de transmissões ao vivo (lives) no perfil da SECULT-ARTE no Instagram (@ufcarte). Iniciam-se às 9h, com um bate-papo conduzido por Ben Duarte sobre música na escola, e continuam com a seguinte programação: das 10h às 11h, bate-papo "MotionSinth", com David Leão; das 11h às 12h, oficina de danças "Do candombe ao tango", com Natacha Muriel; das 14h às 15h, contação da história "Cazuza e a pequena Iracema", com Bruna Bucar; das 15h às 16h, roda de conversa conduzida pelo Prof. Roberto Vieira sobre o tema design computacional como meio de expressão artística e inclusão; das 16h às 17h, bate-papo com Beatriz Soares sobre o tema "Ficar sem AR TE sufoca"; das 17h às 18h, apresentação musical "Sons de casa para casa", com Lu Capistrano; e encerramento às 18h, com a banda Barco Velho, com "Barco Velho live show".

OFICINAS – Integrando a preocupação com qualidade de vida, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) inseriu na programação dos EU 2019 para o segundo dia uma oficina de ioga, das 18h às 18h40min, com a Profª Lúcia Rejane Barontini, aposentada do Instituto de Educação Física e Esportes e instrutora de ioga na Associação Arte de Viver. Consideradas aliadas no combate à depressão, ansiedade e estresse, as posturas de ioga ajudam a elevar os níveis de serotonina no organismo.

SAIBA MAIS – O acesso a toda a programação dos EU é aberto ao público e pode ser feito no site do evento. Dúvidas e relatos de necessidades específicas devem ser encaminhados à pró-reitoria pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A comissão organizadora do evento criou uma página com as perguntas e respostas mais frequentes (FAQ), disponível no site dos Encontros Universitários.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.