Lives do Encontro de Cultura Artística movimentam as redes sociais

Print da tela de transmissão do InstagramO VI Encontro de Cultura Artística teve a programação deste segundo dia (21) de atividades iniciada com um bate-papo sobre o Projeto Música na Escola, promovido pelo Curso de Música do Campus de Sobral desde 2018. Os estudantes Ben Duarte e Eliduane Ponte Mendes falaram sobre a perspectiva do artista no recital didático, formato de apresentação que o projeto leva às escolas de ensino infantil e fundamental numa parceria com a Secretaria de Educação daquele município.

Ben Duarte comentou sobre a escolha do repertório como forma de atrair a atenção do público. "Escolhemos músicas da moda, como as que são temas de programas como Chaves e de séries como A Casa de Papel e Game of Thrones", compartilhou. A bolsista Eliduane Mendes acrescentou que ritmos pouco conhecidos pelos jovens, como o chorinho, também foram apresentados como forma de ampliar o conhecimento da plateia.

Print da tela de transmissão do InstagramA percepção de que música não é feita só a partir de instrumentos é explorada pelo projeto. "Fazemos jogos de imitação de percussão corporal com palmas, estalos de dedos, batidas com os pés. As crianças conseguem assimilar questões de ritmo e andamento muito rápido", apontou.

Numa conversa conduzida pelo Prof. Leonel Brum, coordenador do Laboratório de Dança e Multimídia (Midiadança) do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, o servidor David Leão, técnico em audiovisual do Curso de Dança, falou sobre a pesquisa "MotionSinth", desenvolvida em sua graduação de Cinema e Audiovisual. De acordo com David, a pesquisa envolve o uso de três conjuntos sensores de movimento: de inclinação, de aceleração e de bússola. Acoplados ao corpo de dançarinos, os sensores funcionam como dispositivo de análise dos movimentos dos corpos durante performances, possibilitando uma representação gráfico-visual através de um registro tridimensional.

Print da tela de transmissão do InstagramA dança também foi tema da atividade que encerrou a programação matutina do VI Encontro de Cultura Artística nesta quinta-feira: a oficina "Do candombe ao tango". Facilitada pela Profª Natacha Muriel, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), a atividade apresentou a pesquisa desenvolvida pela docente em seu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da UFC.

Disponível no site da Profª Natacha, a pesquisa tem como ponto de partida os anos de 1970, tomando a arte, através do candombe e do tango, como instrumento de libertação na América Latina. Além de referências teóricas, a professora mostrou, através de coreografias, alguns aspectos das modalidades apresentadas, encantando o público que assistiu à live no perfil da SECULT-ARTE no Instagram.

Fontes: Secretaria de Cultura Artística da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.