EU 2019 encerra sua programação nesta sexta-feira (22); confira palestra, oficinas e lives culturais

Imagem: Terceiro e último dia de programação dos EU2019 ocorre nesta sexta-feiraO terceiro e último dia de Encontros Universitários 2019, em Fortaleza, traz, nesta sexta-feira (22), das 10h às 12h, uma discussão pertinente ao momento em que vivemos, com a palestra "Desafios da universidade e da educação pós-pandemia". A atividade será feita pelo Prof. André Lemos, docente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A mediação será feita pelo Prof. Maurício Benevides, diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

Seguem ainda as rodadas de apresentações orais, por meio de videoconferência, abertas à apreciação pública. As salas on-line, equivalentes aos espaços previstos para a realização presencial, foram pensadas de forma a adequar as atividades ao cenário da pandemia de COVID-19. Neste ano, o segmento das apresentações orais somou 1.516 trabalhos aprovados.

Já na modalidade pôster, foram 2.800 produções dos mais diversos temas. Abertos durante os três dias do evento, os fóruns de discussão da modalidade pôster estão disponíveis para a interação entre alunos, professores avaliadores e outros membros da comunidade acadêmica.

OFICINAS – A programação de oficinas ocorre à tarde, com duas atividades começando simultaneamente: das 15h às 16h, será realizada a oficina "Café & P. I. & inovação: um bate-papo sobre a importância da propriedade intelectual nos processos de inovação da UFC", com os pesquisadores Ana Carolina Matos e Lívia Lima, da UFC Inova; Bruno Matos, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER); e Fabio Barros, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Das 15h às 17h, será a vez da oficina "Profissional do futuro: aproximação das demandas industriais às demandas educacionais – setores confecção, calçados, saúde, turismo e economia criativa", com o pesquisador Carlos César de Oliveira Lacerda, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e as engenheiras Byanca Pinheiro Augusto e Laís Marques Moreira, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Integrando a preocupação com qualidade de vida, haverá também uma oficina de meditação, das 18h às 18h30min, com a Profª Lúcia Rejane, docente aposentada do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC e instrutora de ioga na Associação Arte de Viver. Consideradas aliadas no combate à depressão, ansiedade e estresse, as posturas de ioga ajudam a elevar os níveis de serotonina no organismo.

LIVES ARTÍSTICAS – No perfil da Secretaria da Cultura Artística (SECULT-ARTE) da UFC no Instagram (@ufcarte), o público poderá conferir mais uma maratona de lives com integrantes de projetos artísticos da UFC: das 9h às 10h, ocorre o bate-papo "Um fio por vez", com a Profª Tatiana Zylberberg; das 10h às 11h, o violonista Marco Fukuda traz o repertório de violão brasileiro com a apresentação musical "Violão aqui em casa"; das 11h às 12h, Letícia Ibiapina traz o show "Releituras".

À tarde, as lives seguem a partir das 14h, com a atividade "ArteLive – oficina de desenho e aquarela", ministrada por Saulo Moreno Rocha; logo após, das 15h às 16h, o Prof. Marcos Campos realiza um bate-papo com relatos de experiência de dançarinos do Oré Anacã; das 16h às 17h, a Profª Elizabeth Dias Martins apresenta o "Sarau em casa com o Verso de Boca". Encerrando a mostra da SECULT-ARTE, das 17h às 18h, ocorre o show de Mateus Amorim, seguida pela apresentação artística "Brasil, sua música lhe representa!", das 18h às 19h, com DJ Nuvem.

INOVAÇÃO – Os Encontros Universitários 2019 tiveram 5.246 trabalhos homologados, registrando o recorde histórico do evento, que teve sua primeira edição em 2009. Outro marco está no formato dos EU, que, pela primeira vez, é completamente virtual. Todo o conteúdo do evento está disponível na plataforma virtual criada especialmente para esta edição.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.