V Semana Cultural Africana da UFC começa segunda-feira (25); evento será totalmente on-line pelo Instagram

Imagem: cartaz com foto de uma mulher negra e as palavras V SEmana Cultural Africana nas cores vermelha e amarelaTerá início, nesta segunda-feira (25), a V Semana Cultural Africana da Universidade Federal do Ceará. Com o tema "África: desafios e inovações", o evento seguirá até quarta-feira (27) com programação completamente on-line transmitida pelo perfil @semanaculturalafricanaufc no Instagram.

A abertura da Semana está marcada para as 9h30min desta segunda-feira (25), seguida da palestra "Intelectuais nativos e a nova cartografia de produção do conhecimento: África contemporânea em questão", a ser ministrada pelo Prof. Segone Ndangalila Cossa, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

As discussões seguirão nos dias seguintes, com palestras sobre ensino e aprendizagem. Na terça-feira (26), às 10h, a professora do Instituto de Humanidades da UNILAB Rebeca Alcântara Meijer falará sobre "Ensinar e aprender com a África Lusófona na formação docente da UNILAB". Na manhã do dia seguinte, no mesmo horário, a docente da Faculdade de Educação da UFC Sandra Petit destacará "A importância das africanidades no currículo de um curso de pedagogia. O exemplo da UFC".

As tardes da Semana Cultural Africana serão dedicadas a oficinas. Estão programados workshops de tranças, difusão musical e danças africanas. A programação completa está disponível no perfil do evento no Instagram (@semanaculturalafricanaufc).

A Semana Cultural Africana da UFC ocorre tradicionalmente em maio, em alusão ao Dia da África, celebrado no dia 25 deste mês, e para marcar a presença de estudantes africanos no Brasil, bem como a troca intercultural proporcionada por essa presença. O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) em parceria com os estudantes africanos da UFC, grande parte deles participante do Programa de Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G).

Fonte: Cíntia Oliveira, assistente em administração da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.