Live do projeto Encontros recebe Angela Gutiérrez para falar sobre os 30 anos de "O mundo de Flora"

Imagem: foto de Angela GutierrezO projeto Encontros: Arte, Saúde e Cidadania, desenvolvido pela Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), recebe, na próxima quinta-feira (4), a Profª Angela Gutiérrez, aposentada do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, para uma conversa literária sobre os 30 anos de publicação do livro O mundo de Flora, de sua autoria.

O bate-papo será transmitido pela página do Conexão no Facebook, a partir das 19h, com mediação da servidora da DIAPS Richelly Medeiros. O público poderá participar através do envio de perguntas e comentários.

Romance de estreia de Angela Gutiérrez, O mundo de Flora foi escrito em 1987 e chegou às livrarias em 1990 pelas Edições UFC. O livro foi reeditado em 2007, quando integrou a lista de obras indicadas ao vestibular da Instituição.

SOBRE A AUTORA – Graduada em Letras pela UFC, a Profª Angela Gutiérrez concluiu mestrado em Educação na Instituição e doutorado em Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também fez estágio pós-doutoral em Letras. Tem estudos relevantes sobre José de Alencar, Machado de Assis, Vargas Llosa, Euclides da Cunha, bem como pesquisas sobre os temas Canudos e Fortaleza antiga.

Na UFC, lecionou no Departamento de Literatura e no Programa de Pós-Graduação em Letras, tendo sido coordenadora-fundadora desse programa. Foi cofundadora do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e também diretora da unidade no período de 2003 a 2007. Como gestora, dirigiu ainda a Casa de José de Alencar, equipamento cultural da UFC, em 2007 e 2008.

Como escritora, tem em sua bibliografia diversas obras, entre as quais Vargas Llosa e o romance possível da América Latina (Fortaleza: Edições UFC; Rio de Janeiro: Sette Letras, 1996); Luzes de Paris e o fogo de Canudos, outro romance; Os sinos de Encarnação, coletânea de contos (vencedor do Prêmio Osmundo Pontes) – estes publicados pelas Edições UFC.

Organizou ainda, entre outras obras, em colaboração com Sânzio de Azevedo, o livro Iracema, lenda do Ceará 140 anos (edição ilustrada, bilíngue, português-francês, com ensaios sobre a obra Iracema, comemorativa dos 140 anos de publicação do romance de José Alencar) e, com Estrigas, Bandeira: verso e traço. Angela tem ministrado conferências no Brasil e no exterior sobre seus estudos e publica artigos em jornais e revistas.

Em 1997 ingressou na Academia Cearense de Letras, instituição que passou a presidir em março de 2019. Ela também integra o Instituto Histórico do Ceará. Entre os prêmios e comendas estão o Diploma de Mérito Cultural da Academia Cearense de Letras (ACL) e o Troféu Sereia de Ouro 2016, concedido pelo Sistema Verdes Mares. Recebeu o título de Professora Emérita da UFC em agosto do ano passado