Complexo fotovoltaico entra em operação e UFC começa a produzir sua própria energia

Imagens: Placas fotovoltaicas instaladas na UFC (Foto: divulgação)A Universidade Federal do Ceará ligou as máquinas de suas primeiras usinas de energia solar e, em feito inédito na Instituição, começou a produzir sua própria energia renovável e sustentável, "momento histórico", como definiu o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque. A expectativa é que o sistema resulte em economia de R$ 500 mil por ano nos custos da UFC com eletricidade.

Duas usinas de energia solar da UFC entraram em operação na última sexta-feira (29). Elas estão instaladas na área 2 do Centro de Humanidades (CH) e na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), no Campus do Benfica. Outras duas usinas, localizadas na área 1 do CH e na Reitoria, aguardam autorização da ENEL e devem começar a operar até o início de julho. O complexo é composto por 1.700 placas fotovoltaicas e a capacidade de produção de energia é equivalente a 970 MWh/ano.

"Antevendo as dificuldades futuras, vamos implementando novas tecnologias que nos permitirão aliviar possíveis contingenciamentos financeiros. Então, essa notícia vem em boa hora. Economia e modernidade nas ações da nossa Universidade", avalia o Prof. Cândido Albuquerque. A administração superior da UFC estuda ampliar o sistema de produção de energia também para o Campus do Pici e para os campi do Interior.

Até agora, o investimento da UFC foi da ordem de R$ 2,6 milhões, feito com recursos recebidos do Ministério da Educação (MEC) como "prêmio pela boa administração da Universidade".

TENDÊNCIA NACIONAL – Com a inauguração de suas primeiras usinas de energia solar, a UFC se junta ao time de universidades brasileiras que, neste momento, também estão apostando nessa tecnologia. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), por exemplo, deu início à operação de sua quarta usina solar na última semana. A Universidade de Campinas (UNICAMP) e as universidades federais do Paraná (UFPR) e de Brasília (UNB) também estão investindo na sustentabilidade e produzindo energia renovável em seus campi.

Entre as principais vantagens das usinas solares está o fato de a energia produzida ser limpa e renovável. Elas não emitem gases poluentes, possuem vida útil longa e têm baixo custo de manutenção. Em geral, o retorno do investimento é atingido em cerca de cinco anos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.