Projeto PLUS+ oferece atendimento virtual para pessoas em situação de perda, luto e separação

Imagem: Projeto desenvolvido no Departamento de Enfermagem promove diversas atividades para ajudar pessoas enlutadas a enfrentar momentos de dor (Foto: Luana Oliveira /PREX-UFC)Com a pandemia de COVID-19, milhares de pessoas têm vivido a dolorosa experiência da perda de entes queridos. Paralelamente, os casos de sofrimento mental tendem a crescer, agravados pelo distanciamento social. Nesse contexto, torna-se ainda mais importante o acompanhamento e o apoio a pessoas nessa condição.

Por isso, o Projeto Integrado de Pesquisa e Extensão em Perda, Luto e Separação (PLUS+), do Departamento de Enfermagem (DENF) da Universidade Federal do Ceará, segue em funcionamento durante a pandemia. O atendimento tem ocorrido de modo virtual, por meio de videoconferências, chamadas de voz e mensagens por Whatsapp com orientações sobre autocuidado.

Além de promover terapias em grupo, o projeto tem como cerne o cuidado de Enfermagem com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), entre elas a auriculoterapia (estimulação de pontos das orelhas por meio de agulhas) e os Florais de Bach (essências de flores que são utilizadas como tratamento complementar nos desequilíbrios emocionais).

Aos beneficiários do grupo de apoio que utilizam o tratamento com Florais de Bach, as consultas estão sendo realizadas virtualmente, sendo que os florais são preparados e enviados às residências dos participantes. Para pessoas com necessidade de escuta, orientação, aconselhamento ou apoio emocional, a própria coordenadora do projeto, enfermeira e professora Angela Souza, do DENF, tem se colocado à disposição para realizar os teleatendimentos.

O projeto também utiliza seus perfis no Instagram e no Facebook para divulgar informações e orientações.

Além disso, o PLUS+ está capacitando alunos e profissionais por meio do curso Auriculoterapia e Auriculopuntura, promovido por meio da plataforma do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA/UFC). O objetivo é tornar os participantes mais aptos ao autocuidado, possibilitando, também, que eles auxiliem familiares e pacientes utilizando terapias integrativas e complementares, cujos resultados são significativos no tratamento de diversas condições físicas e psíquicas. As atividades de pesquisa do projeto se mantêm ativas.

CONTATO ‒ Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto "Estou precisando de abraço, estou de luto". Outra opção é enviar mensagem direta para o perfil do projeto no Instagram (@plusdenfufc).

ADOECIMENTO MENTAL ‒ "A inadequada compreensão e má adaptação ao que deveria ter sido desde o início entendido como 'distanciamento físico' ao invés de 'isolamento social', tem gerado uma onda de indivíduos em estado de desequilíbrio emocional e psíquico", aponta a Profª Angela Souza, do DENF.

Segundo ela, os níveis de adoecimento mental durante e após a pandemia tendem a ser catastróficos, destacando-se o surgimento ou agravamento de sintomas ou quadros completos de transtornos ansiosos, depressivos e pós-traumáticos.

SOBRE O PROJETO ‒ O PLUS+ conta atualmente com dois profissionais e 13 extensionistas voluntários – todos são estudantes do Curso de Enfermagem da UFC e devidamente capacitados pelo projeto como terapeutas. Eventualmente, há também o apoio de um grupo de estagiários, no âmbito da disciplina "Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde Mental", componente da grade curricular do Curso de Enfermagem. De acordo com a coordenação do projeto, até 50 pessoas estão sendo atendidas quinzenalmente durante o período de pandemia.

"Nosso propósito de prestar assistência em cenários envolvendo perda, luto e separação vai além do amparo à morte. Estamos aptos a também lidar com outros cenários de adversidades humanas, seja em âmbito pessoal, social, familiar ou conjugal", diz a Profª Angela.

De acordo com ela, os transtornos surgem devido a uma confluência de fatores, e a individualidade de cada pessoa deve ser respeitada. "É importante que cada um de nós desenvolva a prática do autocuidado, amor próprio e autoconhecimento."

Fonte: Profª Angela Souza, coordenadora do PLUS+ ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.