UFC Virtual realiza curso para docentes sobre construção de disciplinas remotas; inscrições abertas

Imagem: ilustração de uma mesa de madeira com computador sobre elaEstão abertas, até a próxima terça-feira (9), as inscrições para o curso Construindo uma Disciplina Remota. Promovida pelo Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará, a formação, realizada de modo inteiramente remoto, é direcionada a professores da UFC que desejam aprimorar o uso das ferramentas digitais em suas disciplinas.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. O início do curso será na quarta-feira (10), com duração de 20 dias, compreendendo 64 horas-aula. As aulas seguem o modelo autoinstrucional, pautado em aparatos virtuais. É necessário que os participantes tenham uma conexão de Internet e saibam manusear softwares básicos de navegação, bem como algumas mídias sociais.

O objetivo do curso, a ser oferecido por meio da Plataforma Solar, é formar docentes do ensino superior, de maneira fundamentada e pragmática, para a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na docência, com a finalidade de construir e aplicar disciplinas remotas.

De acordo com os idealizadores, a questão central a ser abordada é a transição didático-pedagógica necessária para a construção de disciplinas neste novo contexto e a atuação docente no ambiente virtual.

Nesse sentido, serão tratados temas como docência assíncrona e a distância, espaço virtual para criação de disciplina remota, mecânicas de disponibilização e ordenação de conteúdos assíncronos remotos, composição de frequência e de avaliação, montagem de disciplina remota em espaço virtual, entre outros.

A realização do curso é do Instituto UFC Virtual, por meio do Setor de Processos Pedagógicos (SPP), coordenado pelo Prof. Robson Loureiro e pela Profª Luciana de Lima, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Tecnodocência.

Fonte: Prof. Gabriel Paillard, diretor do Instituto UFC Virtual – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.