Livro de pesquisador da UFC é listado entre os melhores na área de Geomorfologia para ler em 2020

Imagem: Capa do livroUma publicação do Prof. Rubson Pinheiro Maia, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, ganhou destaque em lista internacional de melhores livros na categoria Geomorfologia para serem lidos em 2020. O livro, intitulado Structural geomorphology in northeastern Brazil, é uma das indicações do BookAuthority, um dos maiores sites de recomendações de leitura sobre tecnologia e ciência.

Produzido em parceria com o Prof. Francisco Bezerra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o livro, feito pela editora Springer, traz um compilado de artigos anteriormente publicados, com estudos sobre características de diferentes paisagens geológicas (serras, depressões, vales, bacias, inselbergues, cavernas etc.) que passaram por atividade tectônica.

"O livro refere-se a como nossas paisagens registram informações importantes sobre sua evolução", explica o Prof. Rubson. "A geomorfologia estuda a elaboração dessas paisagens através de seus milhares e até milhões de anos de evolução. Nesse livro, tratamos especificamente de como a [ação] tectônica gera estruturas que influenciam a evolução das paisagens."

A publicação, que reúne estudos dos últimos cinco anos, pode ser encontrada à venda no site da editora Springer. Para o Prof. Rubson, o reconhecimento da obra no BookAuthority tem a importância de dar visibilidade à ciência nacional. "Precisamos elevar o impacto de nossas produções, veiculando nossos trabalhos em periódicos e publicações de alto impacto."

OS AUTORES – Rubson Pinheiro Maia é mestre em Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia (UFC), e doutor em Geodinâmica e Geofísica (UFRN). Ele integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) na área de estudos tectônicos. Possui trabalhos nas áreas de morfotectônica de ambiente cárstico, sistemas fluviais, zonas de deformação e maciços cristalinos.

Francisco Hilario Rego Bezerra, professor na UFRN, tem graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987), mestrado em Geologia pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Geologia pela University College London (1998). Sua atuação é na área de geociências, com ênfase em deformação de rochas.

Fonte: Prof. Rubson Maia, do Departamento de Geografia – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.