Concurso de Monografias Pequena História do Ceará recebe inscrições até 28 de agosto

Imagem: O concurso homenageia a obra do historiador Raimundo Girão (Foto: Ribamar Neto/UFC)Encerram-se no dia 28 de agosto as inscrições para o Concurso de Monografias Pequena História do Ceará ‒ uma releitura da obra clássica de Raimundo Girão, promovido pelo Instituto Myra Eliane em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Após a inscrição, os participantes terão até o dia 21 de setembro para entregar os trabalhos.

De acordo com os organizadores, a função do concurso é estimular universitários e pesquisadores dos campos de letras, história, sociologia e antropologia e, ao mesmo tempo, homenagear o advogado, historiador, escritor e político brasileiro Raimundo Girão.

Em seu livro Pequena História do Ceará, de 1953, Girão retrata, em uma narrativa cronológica e minuciosa, a história do Ceará desde o descobrimento do Brasil. A obra do autor teve nova edição lançada em agosto de 2019 por iniciativa dos organizadores da premiação.

Poderão participar estudantes matriculados em curso superior da rede pública ou privada, residentes em qualquer parte do território nacional. Os textos devem ser inéditos, publicados em plataformas analógicas ou digitais. As melhores monografias recebem R$ 10 mil e um smartphone (1º lugar); R$ 5 mil e um notebook (2º lugar); R$ 3 mil e um tablet (3º lugar). Detalhes estão disponíveis no edital do concurso. O formulário de inscrição, além de outras informações, podem ser acessados no site do Instituto Myra Eliane.

Este é o segundo concurso de monografias realizado pelo Instituto Myra Eliane (entidade cearense sem fins lucrativos voltada para a área da educação) em parceria com a UFC. O primeiro foi intitulado O Cearense, baseado na obra de Parsifal Barroso.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.