Professores da UFC são empossados como dirigentes da Sociedade Brasileira de Química

Imagem: Logomarca da Sociedade Brasileira de QuímicaProfessores do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUIM) da Universidade Federal do Ceará foram empossados como dirigentes da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Em assembleia geral virtual, realizada no dia 1° de junho, o Prof. Luiz Gonzaga de França Lopes tomou posse no cargo de vice-presidente da SBQ e os professores Adonay Rodrigues Loiola e Wladiana Oliveira Matos assumiram como diretor e tesoureira, respectivamente, da Secretaria Regional da instituição no Ceará.

Fundada em 1977, a SBQ é a principal sociedade de química do País. Seus objetivos são o desenvolvimento e a consolidação da comunidade química brasileira, além da divulgação da química e de suas importantes relações, aplicações e consequências para o desenvolvimento do País e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Membro da gestão nacional, o Prof. Luiz Gonzaga de França afirma que a intenção é manter o empenho em "ações que promovam o fortalecimento da SBQ na comunidade da química brasileira, defendendo os interesses da sociedade, bem como buscar ações que promovam uma maior aproximação da ciência como um todo com a sociedade".Foto do Prof. Luiz Lopes

Para o Prof. Adonay Loiola, "é difícil pensar no desenvolvimento da química sem uma entidade forte que congregue os profissionais e estudantes da área". Segundo ele, "a SBQ tem cumprido essa missão, que agora se torna ainda mais relevante dado o cenário de obscurantismo científico e de corte nos investimentos da pesquisa". Ao assumir a diretoria regional, o professor analisa que "no Ceará ainda há um longo caminho pela frente", mas é empolgante considerar todo o potencial que pode ser alcançado.

A Profª Wladiana Oliveira Matos destaca a importância de a nova gestão apropriar-se de um postura proativa neste cenário de pandemia do novo coronavírus e diante dos problemas conjunturais da realidade nacional. "Em meio à situação de crise sanitária, política e econômica em que o Brasil está vivendo, essa gestão terá o grande desafio de garantir o desenvolvimento científico na área de química em nossa região. Trabalharemos duramente para alcançar esse objetivo."

DIRFoto do Prof. Adonay LoiolaIGENTES – O Prof. Luiz Gonzaga de França Lopes tem bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992) e doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (1997). Realizou estágio de pós-doutorado no Boston College (1997-1998) e foi pesquisador visitante no National Cancer Institute (2010-2011), ambos nos Estados Unidos. Na Sociedade Brasileira de Química, já foi diretor da divisão de química inorgânica (2012-2014) e secretário-adjunto (2018-2020).

Na UFC, foi coordenador dos Programas de Pós-Graduação em Química Inorgânica (2003-2008) e em Química (2009-2010 e 2015-2020). Também é editor associado do periódico Química Nova e integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis/INEP). Possui experiências em química, com ênfase em química bioinorgânica, e atua, principalmente, com complexos metálicos liberadores de óxido nítrico (NO), ativadores de sGC e complexos metálicos antituberculostáticos.

Já Adonay Rodrigues Loiola é bacharel em Química (2004), mestre em Química Inorgânica (2006) e doutor em Química (2009) pela UFC, com estágio sanduíche na Universidade de Manchester, no Reino Unido. É professor adjunto da UFC desde 2013, coordenador do Laboratório de Materiais Nanoestruturados e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Química e de Engenharia e Ciência de Materiais da UFC.Foto da Profª Wladiana Oliveira Matos

Atua nas linhas de pesquisa que envolvem síntese e caracterização de materiais nanoporosos voltados para aplicações de caráter ambiental; imobilização de enzimas para otimização de processos catalíticos; e síntese e caracterização de nanopartículas cristalinas. Além da SBQ, também é membro da Sociedade Real de Química – RSC (Royal Society of Chemistry). Nos últimos anos, realizou missões de trabalho de pesquisa na Universidade de St. Andrews, na Escócia, e na Universidade Tecnológica de Braunschweig, na Alemanha.

A Profª Wladiana Oliveira Matos, por sua vez, tem graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Atuou como professora visitante na University of Aberdeen, na Escócia, onde desenvolveu atividades de pesquisa sobre especiação de arsênio em alimentos. Tem experiência na área de química analítica, com ênfase em análise de elementos traços por métodos espectrométricos, preparo de amostras e especiação química elementar.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Química da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.