Artigo de aluno do doutorado em Física é destaque em capa de revista internacional

Imagem: Reprodução da capa da revista científica, contendo a foto referente à pesquisa do aluno de doutorado da UFC (Imagem: Divulgação)Um artigo produzido pelo aluno Ícaro Rodrigues Lavor, do doutorado em Física da Universidade Federal do Ceará, foi destaque na capa do periódico internacional Journal of Physics: Condensed Matter (edição de 10 de abril), importante publicação da área de física da matéria condensada. O trabalho foi orientado pelo Prof. Andrey Chaves, do Departamento de Física da UFC.

Intitulado "Magnetic field induced vortices in graphene quantum dots" ("Vórtices induzidos por campo magnético em pontos quânticos de grafeno", em livre tradução), o artigo estuda o surgimento, a formação e o padrão de vórtices na corrente elétrica quando uma monocamada de grafeno é submetida a um campo magnético externo.

Ícaro Rodrigues ‒ que é professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e está fazendo doutorado conjunto na Universidade de Antuérpia, na Bélgica ‒ explica que esses vórtices são como redemoinhos formados pelo movimento dos elétrons, que se reorganizam na folha de grafeno à medida que a intensidade de um campo magnético aplicado ao sistema aumenta.

Segundo Ícaro, a figura em destaque na capa da revista ilustra uma folha de grafeno quadrada. "Mostramos que, assim como acontece na corrente de pares de elétrons nos supercondutores, o padrão de organização dos vórtices de corrente em grafeno segue a simetria da folha, isto é, se a folha de grafeno for quadrada, os vórtices irão se organizar de tal maneira a seguir a simetria quadrada", descreve.

O Prof. Andrey Chaves diz que a aplicação do grafeno em novos dispositivos eletrônicos passa pela necessidade de se entender a fundo como esse material se comporta na presença de campos elétricos e magnéticos, já que é sob esses campos que os dispositivos geralmente trabalham.

"Nosso estudo ajuda a entender detalhes sobre o comportamento dos elétrons em grafeno quando há um campo magnético aplicado, além de discutir como o formato em que a folha de grafeno foi 'cortada' influencia esse comportamento", acrescenta.

O artigo teve também a colaboração dos professores Diego Rabelo (UFC), Gil Aquino (UFC) e do Prof. François Peeters, da Universidade de Antuérpia (UA). Líder do grupo Condensed Matter Theory (CMT/UA), o Prof. François Peeters mantém colaboração constante com o Grupo de Teoria da Matéria Condensada (GTMC/UFC), do qual fazem parte os professores da UFC que colaboraram no artigo.

PESQUISAS COM GRAFENO NA UFC ‒ A Universidade Federal do Ceará é uma das instituições mais destacadas do Brasil nas pesquisas sobre grafeno, bem como de outros compostos de carbono, como nanotubos. Um artigo científico de 2014 mostrou que a UFC estava em 2º lugar em publicações sobre o tema no Brasil. Em 2010 ‒ ano em que o Prêmio Nobel de Física foi para dois cientistas que fizeram experimentos inovadores com o grafeno ‒ um levantamento mostrou um mapa onde estão as maiores contribuições para o tema "grafeno" no mundo. No Brasil, os destaques foram para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará.

Essa tendência, de acordo com o Prof. Andrey Chaves, segue até hoje, sendo que a UFC contribui para o tema tanto construindo previsões teóricas, como é o caso do Grupo de Teoria da Matéria Condensada (do qual ele é integrante), como de forma experimental, com estudos de microscopia, espectroscopia, entre outros.

Fonte: Prof. Andrey Chaves, do Departamento de Física ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.