Mais transparência: UFC desenvolve painel on-line de acompanhamento orçamentário e financeiro

Imagem: Painel online irá reunir as informações orçamentárias da UFC A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) desenvolveu o Painel de Informações Orçamentárias e Financeiras da UFC, que permite o monitoramento de alguns dos principais indicadores da Universidade Federal do Ceará. A ferramenta tem como objetivo aumentar a transparência da gestão e garantir acesso a dados que melhorem o processo de tomada de decisão.

Ele é um painel interativo e de fácil acesso no qual qualquer pessoa pode acompanhar a evolução do orçamento da UFC ano a ano, bem como toda a execução orçamentária da Universidade. Além disso, permite ver arrecadação de receitas próprias e traz inúmeras informações sobre restos a pagar (despesas empenhadas, mas ainda não pagas). Ela já pode ser acessada por este link, que ficará disponível no site da PROPLAD.

"Um dos problemas vivenciados no dia a dia de todo gestor, em particular gestores de órgãos públicos, refere-se à dificuldade de obter informações atualizadas dos acompanhamentos dos indicadores de desempenho orçamentário e financeiro", explica o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt.

O painel ajuda a resolver esse problema. Ele é alimentado diariamente pela manhã com dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) do Governo Federal, considerando sempre os dados do dia útil anterior.

"A incorporação da tecnologia aprimora o acompanhamento e torna mais eficiente a gestão dos recursos orçamentários, possibilitando maior controle da execução orçamentária", completa o Prof. Almir Bittencourt, destacando ainda o reforço da questão da transparência das informações.

A ação estava prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 e faz parte de um projeto maior chamado Painéis Estratégicos da UFC. A execução desse projeto conta com representantes de cada pró-reitoria, Secretaria de Governança, Secretaria de Tecnologia da Informação, Instituto UFC Virtual e Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional, sob coordenação da PROPLAD.

O trabalho do painel foi desenvolvido pelo assessor técnico da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças (CCF), Samuel Mota, com o apoio da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE) e da Coordenadoria de Programação e Alocação Orçamentária (CPO), todas da PROPLAD.

O pró-reitor destaca ainda que o painel permitirá a análise preditiva dos dados, identificando tendências orçamentárias, e que ele será expandido para outros indicadores importantes da Universidade. "A PROPLAD em breve ampliará o bussiness intelligence para a incorporação do planejamento e acompanhamento das metas estratégicas da gestão da UFC."

Fonte: Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.