Semana Nacional de Arquivos debate inteligência artificial e preservação digital nos dias 18 e 19

Imagem: A 4ª Semana Nacional de Arquivos da UFC, on-line, propõe refletir sobre a necessidade do empoderamento da sociedade do conhecimento (Imagem: Divulgação)Neste ano, a 4ª Semana Nacional de Arquivos da Universidade Federal do Ceará será realizada de modo on-line, nos próximos dias 18 e 19, em respeito às orientações de isolamento social devido à pandemia de covid-19. As inscrições já podem ser feitas, por meio de formulário eletrônico.

O evento quer provocar a reflexão sobre a necessidade do empoderamento da sociedade do conhecimento no que diz respeito a inteligência artificial, preservação digital e tecnologias emergentes, questões sintonizadas com a temática proposta pelo International Council on Archives (ICA).

Os organizadores informam que no programa da semana constam palestras, mesas-redondas e oficinas. Os palestrantes falarão sobre a importância das tecnologias digitais de informação e de comunicação, tendo em vista a necessidade de confiabilidade e evidência da informação, independentemente dos tipos e suportes documentais, particularmente nestes tempos de fake news. Também serão abordados os cuidados necessários com a segurança dos profissionais da informação, o trato dos documentos em arquivos, museus e bibliotecas e a gestão de dados, no período pós-pandemia.

A 4ª Semana Nacional de Arquivos da UFC é realizada num esforço conjunto da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração; do Memorial da UFC; do Museu de Arte da UFC; do Grupo de Pesquisa sobre Representação da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação; e da Associação dos Arquivistas do Estado do Ceará, em parceria com o Instituto CAJUDATA, o HEMOCE e a Casa de Vovó Dedé.

COMO PARTICIPAR ‒ A transmissão do evento ocorrerá pelo canal da CPAD no YouTube e Facebook e o público poderá encaminhar perguntas aos palestrantes. No ato da inscrição a pessoa interessada deve optar pelas oficinas das quais deseja participar. Uma vez inscrita, receberá um e-mail de confirmação com um link da transmissão do evento. Os organizadores ressaltam que o número de inscrições para as oficinas é limitado a 20 pessoas e apenas as primeiras inscrições terão participação garantida.

Mais informações estão disponíveis no perfil da CPAD no Instagram e no site do evento

Fonte: Profª Virgínia Bentes, do Departamento de Ciência da Informação ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.