Nota do reitor: Estamos voltando!

Desconfie de quem prega o ódio em nome da paz!

Caros professores, servidores técnico-administrativos e alunos,

A covid-19 pegou todos nós de surpresa. O mundo, na verdade, foi apanhado de surpresa e ninguém teve tempo para se preparar. As nossas vidas foram subitamente alteradas. Fomos submetidos ao isolamento social e tivemos de nos reinventar para superar os obstáculos.

Na nossa UFC não foi diferente. E como foi gratificante ver a nossa Universidade se superar, manter o calendário e desenvolver, em muitas unidades, atividades remotas com sucesso, além de realizar os maiores Encontros Universitários da história.

Com isso, criamos um paradigma: teremos, de agora em diante, uma versão virtual dos Encontros como forma de difundir para além dos nossos campi as produções do nosso qualificadíssimo corpo discente. Nos superamos! Capacitamos a nossa comunidade para o futuro, hoje muito próximo.

A UFC não aceitou simplesmente parar e agora colhe os frutos do seu esforço, enquanto outras universidades correm para minimizar os prejuízos. Lutamos, principalmente, para diminuir o impacto do fenômeno da evasão e proteger a nossa comunidade discente, mantendo-a mobilizada.

Agora é chegada a hora de retomar as nossas atividades presenciais, de forma gradual e segura. Para tanto, além dos muitos cursos já realizados e em andamento, fizemos uma pesquisa para melhor conhecer as necessidades da nossa comunidade e, mais que isso, nos permitir desenvolver uma sólida ação de inclusão.

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), sob a coordenação da pró-reitora, Profª Ana Paula, construiu um Proposta Pedagógica Emergencial (PPE), após amplo debate com a comunidade acadêmica, de modo a orientar as unidades considerando todos os cenários possíveis.

As demais pró-reitorias, de igual modo, desenvolveram estudos e tomaram providências visando a garantir um retorno seguro às atividades presenciais.

As nossas Residências Universitárias estão sendo dotadas de equipamentos modernos que permitem aos nossos alunos o pleno acesso ao mundo virtual e às atividades pedagógicas. De igual modo, outros espaços da Universidade estão sendo preparados. E mais, milhares de pacotes de dados de Internet estão sendo adquiridos para que seja promovida a maior ação de inclusão digital da UFC.

A Superintendência de Infraestrutura (UFC Infra) vem adotando medidas para melhorar as ações de combate ao novo coronavírus, de modo a garantir a toda comunidade um retorno gradual e seguro. O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, da mesma forma, tem desenvolvido estudos e orientações à administração superior.

Estamos fazendo a nossa parte. Inclusive porque temos duas convicções: não sabemos quando será possível o retorno total às atividades presenciais e, ainda, porque o mundo e as nossas práticas não voltarão a ser iguais à realidade pré-pandemia.

Precisamos, cada um, com responsabilidade, fazer a sua parte. A Universidade não pode parar e precisamos proteger, principalmente, a nossa comunidade discente.

Todas as medidas possíveis foram ou estão sendo adotadas: um plano de retorno bem estruturado, medidas de inclusão, acessibilidade, treinamento da comunidade para o mundo virtual, segurança etc.

Precisamos mostrar aos conservadores e defensores do atraso que unidos somos mais fortes e que sairemos dessa crise melhores e mais capacitados.

Parabéns à comunidade acadêmica da UFC pela demonstração de força e capacidade de superação.

Nos veremos PRESENCIALMENTE em breve.

Recebam o meu abraço e a minha admiração.

Prof. Cândido Bittencourt de Albuquerque
Reitor da UFC