Plataforma do Instituto UFC Virtual reúne projetos desenvolvidos pela unidade durante quarentena

Imagem: A plataforma reúne atividades desenvolvidas durante a quarentenaO Instituto UFC Virtual lançou uma plataforma que reúne em um único local os projetos que estão sendo desenvolvidos por professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da unidade durante o período de quarentena. "Estamos em quarentena, mas continuamos ativos", consta na página inicial da plataforma.

O site agrupa as ações desenvolvidas em quatro eixos: Ensino & aprendizagem; Inovação & desenvolvimento; Atividades para a quarentena; e Troca de experiências on-line. No ambiente, é possível encontrar desde consultorias grátis oferecidas por empresas juniores da UFC para empreendedores que sentem dificuldade em entrar no mundo digital a cursos divertidos e rápidos sobre edição de imagem, no projeto El Cid.

Na área de Inovação & desenvolvimento, há destaque para o projeto de confecção de face shields [máscaras faciais], realizado pelo Laboratório de Computação Física, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais, em parceria com o Insight Lab e a Fundação ASTEF.

Já no canal Atividades para a quarentena, a equipe do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LABGRIM) elaborou a série #NaRedeINDICA, com conteúdos e atividades para assistir, brincar e experimentar, como livros, desenhos e contação de histórias.

Imagem: Projetos de inovação são destaque na plataformaA plataforma nasceu da constatação de que as iniciativas de Projeto de Iniciação à Docência (PID), Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) e os diversos projetos de extensão da unidade continuaram funcionando na quarentena, além do surgimento de novas ações de iniciativa de alunos e professores, explica a coordenadora da plataforma, Profª Ticianne Darin.

Segundo ela, esses projetos começaram a passar por adaptações para atender a demandas da comunidade, que está em isolamento social. "As atividades presentes na plataforma estão todas relacionadas a esse momento de pandemia", explica.

A plataforma é colaborativa. Assim, qualquer professor, aluno ou servidor técnico-administrativo do Instituto UFC Virtual pode encaminhar seu projeto para divulgação na própria página. Além da Profª Ticianne Darin, compõem a equipe da plataforma os alunos Arthur Eduardo, David Salviano, Láizla Fernandes e Paulo Serpa.