Laboratório de Geofísica realiza ciclo de palestras on-line; programação começa segunda-feira (22)

Fachada do Laboratório de Geofísica Tem início nesta segunda-feira (22) o 1º Ciclo de Palestras On-line do Laboratório de Geofísica de Prospecção e Sensoriamento Remoto (LGPSR) da Universidade Federal do Ceará. O evento, que poderá ser conferido no canal do Laboratório no Youtube, será dividido em duas temáticas gerais: "Empreendedorismo, mercado e crise" e "Estudos de caso em geofísica aplicada".

Abrindo o Ciclo, no dia 22, às 16h, será realizada a palestra "O contexto das universidades, laboratórios, núcleos e as fundações de apoio nos desafios atuais", com Fernando Peregrino, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES). A mediação será feita pelo ex-presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) Prof. Francisco Antônio Guimarães e pelo coordenador do LGPSR Prof. Mariano Castelo Branco.

No dia 24, também às 16h, será realizada a segunda palestra, com o tema "Parques tecnológicos, empresas incubadas e spin-off: contexto atual no Estado do Ceará e Brasil, desafios e perspectivas", com Fernando Nunes, diretor do Parque Tecnológico da UFC. A mediação será do Prof. Afrânio Craveiro, do PADETEC, e do Prof. Mariano Castelo Branco.

A iniciativa segue até 24 de julho, com palestras às segundas, quartas e sextas-feiras, às 16h, com apresentações de estudos de caso em Geofísica Aplicada, quando serão discutidos temas como Geofísica preditiva em segurança de barragens, métodos geoelétricos aplicados à pesquisa de águas subterrâneas, geofísica rasa aplicada ao meio ambiente, entre outros. A programação completa está disponível na página do Parque Tecnológico da UFC.