Plano de Formação Emergencial realiza quatro atividades para estudantes até sexta-feira (3)

Imagem: ilustração com um boneco segurando uma lupaA Universidade Federal do Ceará promoverá, de 30 de junho a 3 de julho, quatro novas atividades de capacitação em formato on-line. As ações dão continuidade ao Plano de Formação para Apoio e Acompanhamento das Atividades Educativas em Tempos de Pandemia de Covid-19, e são voltadas exclusivamente para o corpo de estudantes da Universidade, por meio de um Plano Emergencial Discente.

Serão dois webinários, uma webconferência e uma weboficina, dando continuidade às atividades de apoio pedagógico e tecnológico que se iniciaram neste mês para o retorno gradativo à rotina de estudos. As ações ocorrem sempre a partir das 15h de cada dia, pelo canal do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) no YouTube. As inscrições serão feitas por formulário disponibilizado no chat ao vivo dos eventos.

Todo o conteúdo ficará disponível no canal do PAAP no YouTube após a realização de cada atividade, para consulta em qualquer dia e horário, como em uma biblioteca virtual.

Veja a programação completa de atividades ofertadas.

A primeira atividade, no próximo dia 30, será a webconferência "Biossegurança e prevenção da covid-19 no contexto da UFC: dialogando com estudantes", com o objetivo de conversar sobre ações de prevenção e promoção à saúde no contexto da pandemia com os discentes da UFC, visando à retomada das atividades presenciais. A conferência será feita pelo Prof. José Roberto Pereira de Sousa.

No dia 1º de julho, será realizado o webinário "O Google Docs e o Google Forms como ferramentas na pesquisa acadêmica para discentes", com a Profª Francisca Aparecida Prado Pinto e o Prof. Albano Oliveira Nunes. A ideia é ilustrar como essas plataformas podem servir para a produção textual e a pesquisa acadêmica.

No dia seguinte (2), o webinário "SIGAA e webconferência do SOLAR nas atividades remotas on-line para os discentes" traz uma apresentação do potencial dessas plataformas, utilizadas na UFC, para a aprendizagem remota. A atividade será ministrada pelos professores Gilberto Santos Cerqueira e Emmanuel Prata de Souza.

Por fim, no dia 3 de julho, será promovida a weboficina "Google Classroom para discentes", com o Prof. Felipe Magalhães, que abordará a utilização dessa ferramenta como instrumento de aprendizagem e otimização dos estudos.

O Plano de Formação é uma elaboração da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), com apoio da administração superior e participação de diferentes setores da UFC. O plano faz parte da Proposta Pedagógica de Emergência (PPE), que traz estratégias para conclusão do semestre 2020.1.

Os alunos podem utilizar o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. como canal de apoio técnico-pedagógico.

Fonte: Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.