Projeto da UFC sobre impacto da covid-19 em pacientes com doenças crônicas é selecionado em edital da CAPES

Imagem: foto de uma pessoa de jaleco branco preenchendo um formularioUm projeto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade Federal do Ceará está entre os 31 contemplados no País pelo edital emergencial Prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O projeto aprovado tem o objetivo de analisar os fatores de risco, desfecho e impactos da covid-19 em pacientes com doenças crônicas na rede hospitalar do SUS no Ceará.

De acordo com o Prof. Reinaldo Oriá, coordenador do projeto, a iniciativa é centrada nos seguintes eixos: tratamento e interações medicamentosas em pacientes com covid-19 com doença crônica pré-existente; impactos da covid-19 em pacientes com doenças crônicas renais, hepáticas e neurológicas; e impacto da covid-19 no processo imunoinflamatório de pacientes com doenças crônicas autoimunes e infecciosas.

A pesquisa deve começar no mês de agosto com a expectativa de recrutar, no mínimo, 300 pacientes. A ideia é que os pesquisadores acompanhem essas pessoas por pelo menos dois anos após o diagnóstico da covid-19. "Essa proposta do PPGCM/UFC oferece condições necessárias para melhor entendimento da doença e suas repercussões de curto e longo prazo em pacientes com doença crônica pré-existente no Ceará. Esse esforço conjunto do Programa poderá ainda ser utilizado para o enfrentamento de outras epidemias no futuro", comenta Prof. Oriá.

O projeto ainda se propõe a relacionar fatores socioeconômicos, demográficos e de saneamento básico e higiene com desfechos clínicos da covid-19 em pessoas com doenças crônicas; identificar se comorbidades infecciosas virais podem influenciar no desfecho clínico da doença; e investigar fatores de risco para gravidade e resposta terapêutica da covid-19 e suas interações com enfermidades crônicas pré-existentes.

Além do Prof. Reinaldo Oriá, a iniciativa conta com a participação de 14 docentes do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, pesquisadores de mestrado e doutorado do PPGCM, e graduandos em Medicina.

EDITAL ‒ O edital de seleção emergencial "Prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias" da CAPES tem o objetivo de apoiar projetos de pesquisa e formação de recursos humanos voltados ao enfrentamento à pandemia da covid-19 com foco nas áreas de epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática.

No total, 31 projetos de 21 instituições de pesquisa foram aprovados no resultado preliminar da seleção. Cada proposta receberá até 30 bolsas de doutorado e pós-doutorado e um valor máximo de R$ 345.000,00 distribuídos em custeio e capital.

Fonte: Prof. Reinaldo Oriá, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.