Patrimônio da sociedade, UFC comemora 65 anos de instalação nesta quinta-feira (25); confira a programação

Imagem: Estudantes da UFC na Concha AcústicaEste dia 25 de junho marca o aniversário de 65 anos de instalação da Universidade Federal do Ceará, a melhor instituição pública de ensino superior do Norte e Nordeste, uma das melhores do País e patrimônio de toda a sociedade. A programação comemorativa inclui um dia inteiro de atividades on-line promovidas pela Secretaria de Cultura Artística da UFC (SECULT-ARTE) e, ainda, o lançamento de uma série audiovisual do Memorial da UFC com depoimentos da comunidade universitária.

Criada pela Lei nº 2.373, em 16 de dezembro de 1954, e instalada em 25 de junho do ano seguinte, a UFC foi inicialmente constituída pela Escola de Agronomia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia. Hoje, conta com sete campi espalhados pela Capital e pelo Interior, abrangendo praticamente todas as áreas do conhecimento.

Ao longo de 65 anos, foram inúmeras as contribuições à sociedade, não apenas com a formação de milhares de profissionais e pesquisadores qualificados. No campo da extensão, por exemplo, mais de 1.200 projetos e programas beneficiam cerca de 4 milhões de pessoas em todo o Estado.

Imagem: Laboratório da UFCEm outra frente, a UFC tem-se destacado nacional e internacionalmente como celeiro de pesquisa e inovação. Para citar apenas exemplos mais recentes, no contexto da pandemia de covid-19, pesquisadores da UFC estão desenvolvendo um tipo de teste mais rápido e barato para a doença; envolveram-se na criação de um capacete de respiração assistida que diminui a dependência dos pacientes a respiradores mecânicos; articulam-se na realização de testes em parceria com o governo do Estado, dentre várias outras ações.

"A UFC tem-se dedicado durante toda a sua existência a promover o desenvolvimento tecnológico, social e cultural do Ceará. E tem o compromisso de cooperar com os poderes constituídos para a superação de todas as crises e dificuldades encontradas na sociedade, como agora, na pandemia de covid-19. A UFC se colocou ao lado da sociedade nessa luta", afirmou o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque

PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA – Para festejar os 65 anos da Universidade, o Memorial da UFC lançará, em seu perfil no Instagram (@memorialdaufc), a partir das 8h, uma série de vídeos com mais de 30 depoimentos de integrantes da comunidade universitária sobre suas experiências na Universidade. Os vídeos serão divulgados, de hora em hora, durante todo a quinta-feira, e seguirão sendo exibidos ao longo dos meses de junho e julho.

Imagem: Reitoria da UFCA série de vídeos é a primeira fase da exposição UFC 65 anos: itinerários e narrativas, que selecionou 65 objetos do cotidiano universitário com o intuito de provocar uma reflexão sobre os percursos construídos na e pela UFC (1955 a 2020). A exposição, planejada em formato físico, ocorrerá após o retorno das atividades presenciais da UFC.

Além disso, a SECULT-ARTE preparou uma intensa programação de lives em seu perfil no Instagram (@ufcarte), também ao longo da quinta-feira (25). Confira as atividades e saiba mais no site da Secretaria de Cultura Artística:

10h – "Fazendo amizade com a mente", com Igor de Souza. (Meditação)
11h – "Oficina de dança contemporânea", com Eloiza Ferreira. (Oficina de dança)
12h – "Imortalizando espaços – UFC ilustrada", com Rafael Viana. (Pintura digital)
13h – "Relações e conexões interpessoais em tempos de pandemia", com Aluísio Lima. (Palestra)
14h – "Passarim e Mamulenga", com Maria Vitória. (Contação de história)
15h – "O violão de Garoto", com Marcelo Mateus. (Apresentação artística)
16h – "Cultura e acessibilidade", com Larissa Goes. (Apresentação artística)
17h – "Um luau arretado de bom!", com Toryê Teixeira. (Apresentação artística)

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.