Projeto de extensão da UFC desenvolve ações on-line para driblar isolamento social

Imagem de um desenho de coco verde em formato de crânio com uma canudo dentro. Ao lado, as palavras crânio (em vermelho) e verde (na cor verde)Com o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, muitas ações de extensão precisaram se reinventar. Uma delas foi o projeto Crânio Verde, desenvolvido pelo time Enactus da Universidade Federal do Ceará, que passou a oferecer videoaulas focadas no empreendedorismo social.

Desde o ano passado o projeto Crânio Verde trabalha com vendedores de coco da orla de Fortaleza, reformando barracas e ministrando oficinas de empreendedorismo. De acordo com Mateus Alencar, diretor de marketing do time Enactus UFC, o grupo passa, em média, dois meses com cada vendedor.

Com a impossibilidade de continuar o trabalho presencial, o grupo criou o Green School, ação temporária com videoaulas de inglês, espanhol, marketing e boas práticas em manipulação de alimentos. As oficinas estão disponíveis nas redes sociais do projeto, tais como Instagram, Facebook e Youtube.

"Continuamos acompanhando nossos beneficiários vendedores de coco por meio de ligações e pelo Whatsapp. Sempre estamos acompanhando e vendo o crescimento de perto", destaca o diretor de marketing do time Enactus UFC, lembrando que todos os participantes do projeto conseguiram assistir às aulas on-line e que os conteúdos continuam disponíveis para quem se interessar no assunto.

SAIBA MAIS – O Time Enactus da UFC faz parte de uma rede global de universitários engajados em projetos de empreendedorismo social que trazem soluções sustentáveis e lucrativas para comunidades da região onde atuam.

Além do Crânio Verde, que trabalha na capacitação de vendedores de coco e no reaproveitamento da fibra do coco verde, o grupo desenvolve outros três projetos distintos: o Gestus, que tem por finalidade aproximar o contato de crianças de 7 a 10 anos de idade com o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por meio de oficinas nas escolas e jogos on-line; o Maní, que pretende otimizar o processo produtivo em casas de farinha com a reforma do local de trabalho; e o projeto Ohana, que busca promover a integração de ONGs com a população cearense.

Fonte: Mateus Alencar, diretor de marketing do time Enactus da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.