Prorrogadas até 31/07 inscrições para 261 bolsas dos programas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica

Homem sentado em uma cadeira, por trás de um balcão, atendendo a uma mulher que está de pé (Foto: Viktor Braga/UFC)

Estudantes de diversos cursos presenciais de licenciatura da Universidade Federal do Ceará poderão concorrer a 261 bolsas, divididas entre os programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica. Deste total, 216 são remuneradas e 45 voluntárias. As inscrições foram prorrogadas até 31 de julho e devem ser realizadas exclusivamente pela Internet.

Os dois programas fazem parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de valorizar e aperfeiçoar a formação de professores para a educação básica. Ambos são desenvolvidos por instituições de ensino superior em parceria com escolas públicas, sendo a Residência Pedagógica voltada a estudantes que já estão na segunda metade do curso.

Tanto no PIBID quanto na Residência Pedagógica, os bolsistas desenvolvem atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Deste modo, o estudante tem uma experiência de imersão na educação básica e no exercício da docência, aperfeiçoando sua formação prática.

PIBID – São oferecidas 96 vagas para bolsistas remunerados e 15 para voluntários para alunos das licenciaturas em Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, Filosofia, História, Letras – Português, Matemática, Pedagogia e Química. Podem concorrer estudantes regularmente matriculados que tenham integralizado, no máximo, 60% da carga horária. Os aprovados se comprometem a dedicar 8 horas semanais ao projeto.

A seleção é regida pelo Edital nº 08/2020. O documento informa os demais pré-requisitos para inscrição e detalha as atividades dos bolsistas, bem como a distribuição das vagas. O candidato deverá preencher ficha de inscrição, disponível no formulário online do seu curso, anexando os documentos exigidos no edital. Os links para os formulários podem ser consultados no edital.

O resultado da primeira etapa da seleção e as informações sobre as entrevistas serão divulgados no dia 6 de agosto (confira o Aditivo ao Edital nº 08/2020).

RESIDÊNCIA – Para a Residência Pedagógica, a disponibilidade é 120 vagas remuneradas e 30 voluntárias. Podem participar estudantes regularmente matriculados das licenciaturas em Ciências Biológicas, Dança, Educação Física, Física, Letras – Português, Letras – Espanhol (ou Letras – Português/ Espanhol), Letras – Inglês (ou Letras – Português/Inglês), Matemática, Música (Sobral), Pedagogia, Química e Teatro.

É preciso ter cursado, no mínimo, 50% do curso ou estar matriculado a partir do 5º semestre. Os selecionados se comprometem a disponibilizar 10 horas semanais às atividades da residência.

Outras informações importantes podem ser consultadas no Edital nº 09/2020, que rege a seleção: demais pré-requisitos, detalhamento das atividades e documentação necessária. assim como o quadro de vagas por curso. As inscrições devem ser realizadas pelos links para os formulários disponibilizados no documento. O resultado da primeira etapa da seleção e as informações sobre as entrevistas serão divulgados no dia 6 de agosto (confira o Aditivo ao Edital nº 09/2020)Edital nº 09/2020).

ATIVIDADES – Como as escolas estão fechadas por causa da pandemia do novo Coronavírus, ainda não é possível informar quando serão iniciadas as atividades e nem de que maneira. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) seguirá acompanhando as recomendações das autoridades de saúde pública e orientações da Capes. No próximo mês devem ser lançados os editais para seleção dos preceptores (professores das escolas parceiras).

Fontes: Coordenação Institucional do PIBID/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Coordenação do Programa Institucional de Bolsas para Residência Pedagógica/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.