Seara da Ciência celebra Dia Internacional do Asteroide com programação on-line na terça-feira (30)

Imagem: Três atividades on-line marcam o Dia Internacional do Asteroide na Seara da Ciência (Imagem: NASA/JPL-Caltech)A Seara da Ciência, órgão de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional do Asteroide na próxima terça-feira (30). A partir das 18h, no canal do Grupo de Astronomia da Seara – GAS Interestelar no Youtube, os curiosos e amantes da astronomia poderão conferir três atividades sobre esses pequenos corpos rochosos que orbitam ao redor do sol. Confira a programação:

18h – "Asteroides: o que são e de onde vêm?", com o Prof. Ednardo Rodrigues, coordenador do GAS Interestelar. Serão apresentados ao público os conceitos astronômicos de asteroides e seus derivados, além de simulações do objeto interestelar Oumuamua, considerado "o visitante interestelar";

18h30min – Miniexposição virtual de meteoritos e "mentioritos", com o Prof. Heliomárzio Moreira, também integrante do GAS Interestelar. Será apresentada uma pequena coleção de meteoritos e suas principais características, sendo possível diferenciá-los dos "mentioritos", como alguns nomeiam as rochas que já foram confundidas com meteoritos;

19h – "Chuvas de meteoros e corpos parentais", com o pesquisador Lauriston Trindade, da Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON). Nessa apresentação, o público descobrirá como os astrônomos encontram os cometas e asteroides geradores das chuvas de meteoros, de que forma se dá essa investigação e qual a importância de estudar as chuvas de meteoros para a segurança de nosso planeta e previsão de impactos severos. O Prof. Dermeval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo e coordenador do Departamento de Astronomia da Seara da Ciência, terá participação na atividade.

Fonte: Prof. Ednardo Rodrigues, da Seara da Ciência da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.