Elmo, capacete de respiração assistida, começa a ser testado em pacientes com covid-19; assista

Capacete de respiração assistida, de material transparente, com tubo lateral (Foto: Viktor Braga)O capacete de respiração assistida batizado de Elmo, desenvolvido por força-tarefa de instituições cearenses (entre elas, a Universidade Federal do Ceará) para ajudar no enfrentamento da covid-19, começou a ser testado na última terça-feira (23) em pacientes internados no Hospital Leonardo da Vinci. O equipamento foi oficialmente apresentado em coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira (26).

O teste com pacientes humanos é um dos requisitos necessários à aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para que o equipamento seja fabricado em escala industrial. Essa é a última etapa do processo avaliativo, devendo seguir até o fim da próxima semana.

Além da UFC, integram a força-tarefa que desenvolve o capacete o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, Escola de Saúde Pública (ESP) do Ceará  e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), além da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Ceará, e ainda a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), da Fundação Edson Queiroz.

Reitor Cândido Albuquerque e vice-reitor Glauco Lobo, da UFC, em coletiva realizada nessa quinta-feira, 25 (Foto: Viktor Braga)Os primeiros testes já apresentaram resultados satisfatórios, segundo o idealizador do Elmo, Marcelo Alcantara, superintendente da ESP do Estado, tendo havido melhora significativa na saturação de oxigênio em pacientes. Após essa etapa, o Elmo seguirá para produção, com a expectativa de que haja entrega de unidades nos hospitais de Fortaleza já no mês de julho.

"Estamos varrendo a cadeia que vai da pesquisa básica até o produto na prateleira, o que é um exemplo, eu diria, para todo o Brasil, de mobilização desses atores. Esse é um caminho que precisa ser aprendido e o ingrediente principal é a boa vontade e a articulação das lideranças das instituições", destacou o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.

Quer saber mais? Conheça todos os detalhes do Elmo nesta reportagem que a UFCTV fez sobre o lançamento do equipamento:

Com informações da FUNCAP.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.