Reitor reafirma compromisso de abertura do Campus de Itapajé para 2021

Espaço aberto, como um jardim, com estruturas ao fundoCom as obras de infraestrutura finalizadas neste ano, o Campus da Universidade Federal do Ceará na cidade de Itapajé terá sua inauguração em 2021, quando já começarão as aulas dos novos cursos de graduação. A garantia de abertura da unidade foi feita pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, na última quinta-feira (25), em visita feita pelo deputado federal Danilo Forte.

Para o reitor, que afirmou já estarem sendo tomadas as medidas necessárias para o pleno funcionamento da unidade, o novo campus terá um papel transformador na cidade. "É fundamental para a região a presença da UFC lá. Haverá uma transformação inclusive no tecido social, na formação de tecnologia, no desenvolvimento cultural", afirmou.

O deputado Danilo Forte, que colaborou durante dois mandatos para a instalação da unidade, com apoio e destinação de verbas de emendas parlamentares para a conclusão das obras, ressaltou a importância do novo campus, essencial para os jovens da região.

"É necessário agora que a gente possa ofertar, para todos os jovens do Vale do Curu, essa oportunidade de início das aulas. Agradeço o compromisso do reitor Cândido em viabilizar o mais rápido possível essa implantação, com os cursos em andamento, para que a Universidade possa cumprir seu papel e dar oportunidade para essa juventude", disse.

No fim de 2019, a obra no campus esteve entre as que foram tomadas como prioritárias para conclusão a partir do montante de 30 milhões destinado justamente à finalização de obras paralisadas e reunido através de verbas de emendas parlamentares e orçamento próprio da UFC.

O CAMPUS – Itapajé fica a 130 quilômetros de Fortaleza. A área que receberá a unidade da UFC no município foi doada à Universidade, em janeiro de 2014, pela família do empresário José Maria de Sousa Melo, já falecido. O nome do campus, Jardins de Anita, é uma homenagem à esposa do empresário, Anita Inará, nascida na Letônia, também já falecida.