Lançada "Revista Encontros Universitários"; edição traz os 5.484 trabalhos aprovados nos EU 2019

Lançada "Revista Encontros Universitários"Foi lançada, nesta segunda-feira (29), a Revista Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará. Exclusivamente digital, o periódico foi criado para organizar e dar visibilidade aos textos produzidos em diversas atividades desenvolvidas na Universidade. Nesta edição, estão disponíveis os 5.484 trabalhos inscritos e aprovados no evento Encontros Universitários 2019, realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio deste ano.

A ideia da revista é ser um veículo que ofereça a oportunidade de valorizar as produções apresentadas nos pequenos e grandes eventos. São publicados, anualmente, trabalhos na modalidade de resumo ou texto completo. Os interessados podem acessar individualmente cada texto publicado ou receber todo o conteúdo da edição como um caderno único.

A Profª Geovana Cartaxo, pró-reitora de Assuntos Estudantis, destaca que um diferencial desta edição é a maior acessibilidade oferecida aos estudantes com deficiência. O Prof. Osvaldo de Souza, docente do Departamento de Ciências da Informação e presidente do Portal de Periódicos da UFC, explica que a acessibilidade é uma das fortes características do Portal de Períodicos, plataforma onde a revista está disponível. Os artigos podem ser baixados em formato MP3 "para atender usuários com qualquer restrição de leitura". Além disso, os textos também estão disponíveis em formato PDF, para leitura em desktops, e em MOBI e ePUB para uma melhor leitura em smartphones e tablets, declara o professor.

O periódico tem como editores o Prof. Osvaldo de Souza e o Prof. Hamilton Rodrigues Tabosa, do Departamento de Ciências da Informação.

ENCONTROS – Maior evento de divulgação científica do Ceará, os Encontros Universitários têm a intenção difundir atividades de ensino, pesquisa, extensão, arte e cultura, assim como experiências acadêmicas desenvolvidas e vivenciadas por estudantes na UFC. A edição histórica de 2019 foi organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC. As apresentações dos trabalhos, bem como as oficinas e atividades culturais foram realizadas de forma remota, por meio de lives nas redes sociais e videochamadas.

Fonte: Prof. Osvaldo de Souza, presidente do Portal de Periódicos da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.