Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

UFC terá 1º mestrado acadêmico em Gastronomia do País; aprovado doutorado na área de Ciências e Matemática

Pessoa com uma panela com vários legumesPesquisadores de gastronomia agora passam a contar com um curso de pós-graduação voltado para a área. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a aprovação do curso de Mestrado Acadêmico em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará, o primeiro do País nessa categoria.

Coordenado pelo Prof. Paulo Henrique Machado de Sousa, o curso terá duas linhas de pesquisa: Gastronomia Social e Sustentabilidade e Tecnologia e Inovação Gastronômica. A primeira linha abrigará projetos que integram a gastronomia no contexto social e cultural, com vista ao empreendedorismo e à intervenção com políticas públicas. Já a segunda linha contemplará projetos voltados a conhecimento técnico-científico, matérias-primas, desenvolvimento de métodos e técnicas de preparo culinário, além de aspectos nutricionais, químicos, funcionais, sensoriais e culturais dos alimentos.

"A gente sai dessa proposta tecnicista da gastronomia, de achar que é só glamour, e vai realmente investigar a alimentação. A gente não sabe, muitas vezes, que relações acontecem com aquela comida, que comida pode causar problema para a gente na hora do preparo. É importante a gente saber de onde vem, como vem, quem está ganhando e quem está perdendo neste trânsito da alimentação", destaca o coordenador.

O curso contará com 16 docentes, sendo 13 permanentes e 3 colaboradores. A proposta é que o mestrado tenha um perfil interdisciplinar, por isso conta com um quadro de professores doutores com formação em áreas como agronomia, economia doméstica, enfermagem, engenharia de alimentos, engenharia química, estatística, nutrição, pedagogia e química.

A proposta foi aprovada na 196ª Reunião do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior da CAPES, ocorrida na última semana de junho. A perspectiva é que a primeira turma inicie as atividades em 2021.

DOUTORADO EM REDE – Além do Mestrado em Gastronomia, a CAPES aprovou, ainda, o Doutorado Acadêmico em Ensino em Rede na área de Ciências e Matemática. Sob coordenação-geral da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o programa Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) terá a participação da UFC, que coordenará o polo acadêmico do Estado, o qual também contará com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Além destas, outras quatro instituições de ensino superior da região participarão do programa: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Conforme a coordenadora do polo acadêmico do Ceará no RENOEN, Profª Maria Goretti de Vasconcelos Silva, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química, o programa visa "formar doutores para atuar na pesquisa e na produção de novos conhecimentos nas áreas de ensino, contribuindo para o desenvolvimento da educação básica e superior da região Nordeste".

Com área de concentração em Ensino, Currículo e Processos de Ensino-Aprendizagem, o programa terá duas linhas de pesquisa: Ensino, Currículo e Cultura e Práticas Pedagógicas na Educação em Ciências e Matemática. Ainda não há previsão de lançamento de edital para seleção no programa.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300