Projeto de extensão Rede Surdos – CE produz material informativo sobre a pandemia em libras

Imagem: Participante da Rede Surdos-CE usa Libras para passar conteúdo informativo sobre pandemia (Reprodução site redesurdosce.ufc.br)O projeto de extensão Rede Surdos – CE: Sinalário Escolar e Acadêmico tem produzido uma série de materiais informativos em libras sobre o novo coronavírus. O intuito é tornar informações importantes de prevenção e cuidados acessíveis ao público surdo. A ação de extensão é constituída por um website voltado a concentrar trabalhos sobre Língua Brasileira de Sinais e Educação de Surdos e Glossários (sinalário).

O site reúne glossários de sinais específicos sobre várias áreas do conhecimento, como artes, ciências humanas, matemática, linguística, entre outras. Visando disponibilizar informações seguras aos surdos, o projeto passou a englobar glossários e ações referentes à temática do novo coronavírus..

Em uma seção reservada a postagens sobre a covid-19, podem ser encontrados vídeos explicativos sobre a doença, gravados em libras e legendados em português. Os vídeos, além de ensinar sinais de termos específicos, como "grupo de risco", "álcool em gel", "aglomeração" e "tosse", também dão orientações sobre o uso da máscara de proteção e demonstram como higienizar as mãos e objetos de forma correta.

Um dos vídeos, por exemplo, apresenta os cuidados necessários dentro de casa para se proteger do vírus.

Antes da pandemia, as ações ocorriam através de encontros presenciais, com estudos, reuniões com profissionais das instituições parceiras e contato com discentes surdos. Devido ao decreto de quarentena, as ações foram adaptadas e ocorrem, durante esse período, de forma remota.

Além de reuniões on-line, as principais atividades realizadas no momento são a produção de vídeos para o sinalário e a gravação de informações sobre a pandemia.

A coordenadora do projeto e professora do Departamento de Letra-Libras e Estudos Surdos-Delles da UFC, Margarida Pimentel, destaca o alcance do Rede Surdos – CE. "O projeto já foi apresentado em eventos científicos, em veículos da imprensa local e tornou-se ponte de estudos em projetos de cursos de programas de pós-graduação", relata.

"Por sua abrangência de atendimento e relevância, passou a ser hospedado no ambiente virtual da UFC e como repositório de estudo de um grupo da Universidade de Brasília, em 2018. Além disso, são diversos aprendizados, notadamente nas áreas de linguística, mídias, tecnologias, lexicologia e terminologia, por conhecimentos teóricos e práticos, seja por parte de usuários, seja por parte de participantes colaboradores", completa a coordenadora.

SOBRE O PROJETO – Criado em 2012, a partir da iniciativa da Profª Margarida Pimentel, o projeto tinha originalmente por objetivo reunir material didático de apoio às aulas da disciplina de Libras, ministrada nos cursos de graduação da UFC. Em 2015, através de uma parceria com o Prof. Eldimar Sá, do CEJA Gilmar Maia de Sousa, o trabalho foi ampliado ao âmbito escolar.

A partir disso, a ação passou a englobar escolas e instituições de ensino superior, em Fortaleza e no interior do Estado do Ceará. Além da UFC, o projeto tem parceria com profissionais da Universidade Federal do Cariri, da Universidade Católica de Quixadá, do CEJA Gilmar Maia de Sousa, do Instituto Cearense de Educação de Surdos, do Instituto Filippo Smaldone, da EEEP Joaquim Nogueira e da Rede Cuca do Jangurussu.

COMO PARTICIPAR – Para ter acesso ao material produzido e disponibilizado, basta acessar o site redesurdosce.ufc.br. E ainda, para aqueles que têm interesse em participar do projeto, podem entrar em contato através dos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Há diferentes formas de participação: como usuário ou opinando por meio de comentários no site; como lócus de pesquisa ou estudo, no caso de instituições; como bolsista dos programas de bolsa da UFC; como voluntário proficiente em libras ou como voluntário na execução de serviço técnico e tecnológico.

Com informações do projeto Divulgando a Extensão.

Fonte: Profª Margarida Pimentel, coordenadora do projeto Rede Surdos – CE: Sinalário Escolar e Acadêmico – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.