Projeto disponibiliza Guia de Orientação de Higiene da Prótese e Prevenção contra a Covid-19

Imagem: Entre as recomendações do Guia está a necessidade das visitas periódicas ao dentista, mesmo após a implantação da prótese (Foto: Acervo do projeto)Em tempo de pandemia do novo coronavírus, quanto mais cuidado melhor. Sintonizada com as recomendações para evitar a contaminação pelo vírus, a equipe do Projeto Prevenção em Próteses Removíveis (PPPR), iniciativa de extensão vinculada à Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da Universidade Federal do Ceará, disponibiliza gratuitamente para o público o Guia de Orientação de Higiene da Prótese e Prevenção contra a Covid-19. Em formato de uma cartilha virtual, o guia pode ser acessado pelo Instagram do projeto ou via WhatsApp pelos números (85) 98857 8737 e (85) 99974 8896.

Bem ilustrado e com texto didático, o guia apresenta uma série de cuidados para a pessoa que usa prótese removível. Entre as recomendações está a necessidade das visitas periódicas ao dentista, mesmo após a implantação da prótese, para manter a saúde bucal e garantir a funcionalidade do material. A cartilha aborda a questão do novo coronavírus com orientações sobre formas de contágio, sintomas e medidas preventivas, além de destacar o autocuidado durante o isolamento social através do sono de qualidade, alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, entre outras atividades.

Mesmo com o cumprimento do isolamento social, o projeto não suspendeu o processo de educação bucal dos pacientes, de modo que as orientações foram adaptadas para formas remotas de comunicação. Além da cartilha, a equipe continua desenvolvendo pesquisas clínicas e laboratoriais, e elaborando outros tipos de material de educação bucal para os pacientes.

Antes da pandemia, segundo Maísa Queiroz, estudante de Odontologia e bolsista de extensão, as atividades não se limitavam aos pacientes atendidos por disciplinas do curso, se estendiam também à comunidade, através das visitas mensais. "Nós orientamos os pacientes que são atendidos nas disciplinas com oficinas educativas sobre higiene e cuidados com a prótese. Realizamos também visitas mensais a lares de idosos, desenvolvendo rodas de conversa e oficinas educativas sobre prevenção e cuidados com a higiene oral. Além disso, toda semana nos reunimos para desenvolver pesquisas tanto clínicas quanto laboratoriais", afirma a bolsista.

PROJETO – O PPPR da UFC foi criado em 2014 e conta com oito voluntários e uma bolsista da Pró-Reitoria de Extensão (PREX). Segundo a doutora em Odontologia, professora da UFC e coordenadora do projeto, Ana Cristina de Mello Fiallos, "a ação de extensão foi criada após evidenciar-se que as falhas resultantes das reabilitações orais por meio de próteses parciais removíveis eram decorrentes, em sua grande maioria, da falta ou má orientação dos pacientes pelos profissionais ou, ainda, da total ausência de visitas de retorno para manutenção, o que provocava danos à saúde bucal dos pacientes". A partir disso, surgiu a ideia de reforçar a educação bucal dos pacientes atendidos pelo curso.

Ana Cristina ressalta também a contribuição do projeto de extensão para a sociedade. "O retorno trazido pelo projeto para a sociedade está na promoção de educação em saúde bucal através da orientação com técnicas de higiene dos dentes e da prótese, bem como com medidas preventivas para o acometimento de cáries, doenças das gengivas ou lesões pré-cancerígenas. Além disso, com a divulgação dos serviços prestados pelo Curso de Odontologia da FFOE da UFC, abrimos um canal por meio do qual a população pode realizar procedimentos de reabilitação oral", afirma a coordenadora.

Fonte: Profª Ana Cristina Mello Fiallos, coordenadora do Projeto Prevenção em Próteses Removíveis – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.