Central Analítica reinicia atividades com medidas de segurança; usuários já podem agendar ensaios

Bancada da Central Analítica, com computador e equipamentos de laboratórioA Central Analítica, laboratório multiusuário da Universidade Federal do Ceará, reiniciou suas atividades de atendimento após elaboração de um plano com medidas de segurança, em função da pandemia de covid-19. Os usuários já podem agendar a realização de ensaios por meio do site do laboratório. Aqueles que tinham experimentos agendados antes do período de isolamento social já estão sendo contatados para reagendamento imediato.

A retomada de atividades seguiu a análise de diferentes cenários pela Coordenação da Central Analítica, que resultou, após diálogo com o quadro técnico, na elaboração de um conjunto de medidas de contingência e protocolos de conduta para garantir um retorno seguro à prestação de serviços à comunidade universitária.

O plano, aprovado pelo Comitê Gestor da Central, prevê a retomada da realização de ensaios analíticos sem a presença de usuários no laboratório, de modo que o acompanhamento dos experimentos e a interação dos usuários com os técnicos da central serão feitos por meio de plataformas digitais. Além disso, somente um técnico por turno de trabalho estará presente no laboratório.

Para promover o retorno, foram adquiridos materiais de proteção individual e higienização e de termômetros a laser. Há mudanças, ainda, na infraestrutura, nos equipamentos e nos procedimentos que envolvem o recebimento de amostras e o preenchimento de formulários de descrição dos ensaios e nas práticas executadas pelos técnicos de forma geral.

O estudo de mapeamento de riscos que subsidiou a elaboração do plano e a decisão de aprovação pelo comitê gestor levou em conta as restrições sanitárias vigentes e as necessidades dos usuários internos (pesquisadores e estudantes) e externos. Veja a íntegra do documento que apresenta o estudo.

Equipe da Central Analítica reunida por videoconferência (Foto: Reprodução)“Em uma situação de crise como a que vivemos, não existe solução ideal. Temos a responsabilidade de ouvir as demandas, mapear os diferentes cenários, elencar os riscos e propor as medidas de prevenção e contingência, sintetizando-as em uma proposta que seja viável nos mais diferentes aspectos”, ressalta o coordenador da Central Analítica, Prof. Antonio Gomes de Souza Filho.

“O plano de retorno deve garantir primeiramente um ambiente de baixo risco para as pessoas, usuários e técnicos e também garantir a continuidade da missão do laboratório”, conclui o professor.

SAIBA MAIS – A Central Analítica, que funciona temporariamente no Departamento de Física, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, reúne diversos equipamentos altamente especializados, permitindo experimentos na área de microscopia óptica e eletrônica. Os equipamentos podem ser utilizados por pesquisadores de toda a Universidade. Veja no site da central como utilizar os serviços. Também estão disponíveis os relatórios das atividades realizadas pela Central Analítica até o ano de 2018.

A construção de uma nova sede foi iniciada em junho deste ano. Os equipamentos têm sido adquiridos com recursos do programa Pró-Equipamentos, da CAPES; do PROINFRA-FINEP; do Sistema Nacional de Nanotecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da FUNCAP, bem como da própria UFC. Os investimentos já executados e aqueles que estão aprovados nas agências de fomento para aquisição de novos equipamentos totalizam R$ 14 milhões.

Fonte: Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, coordenador da Central Analítica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.