UFC e Universidade de Nankai oficializam acordo de cooperação na área de inteligência artificial

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque assina o acordoNesta quinta-feira (9), foi dado mais um importante passo de reforço à política de internacionalização da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ocorreu, remotamente, a solenidade de assinatura de um acordo de cooperação na área de inteligência artificial entre a UFC e a Universidade de Nankai, na China.

O acordo é resultado direto da viagem à China, ocorrida em dezembro de 2019, de comitiva da UFC composta pelo reitor Cândido Albuquerque, pelo pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Augusto Albuquerque, e pela diretora-geral do Instituto Confúcio da UFC, Mônica Amorim.

Além do reitor, do pró-reitor e da diretora, prestigiaram o momento de formalização o chefe interino do Gabinete do Reitor, Prof. Ademar Gondim; a coordenadora de Comunicação Social e Marketing Institucional, Cláudia Buhamra; e os professores do Departamento de Computação César Lincoln Cavalcante Mattos e João Paulo Pordeus.

"Não se pode imaginar a pesquisa e o desenvolvimento em tecnologia sem o fortalecimento da área de inteligência artificial", afirmou o reitor Cândido Albuquerque. "Um dos lugares que visitamos com a comitiva em dezembro foi o College of Artificial Intelligence, da Universidade de Nankai. É um momento extremamente importante, que oficializa intercâmbio de estudantes e pesquisadores e diversas possibilidades de colaboração acadêmica", acrescentou.

O reitor Cândido Albuquerque deu mais detalhes sobre o acordo firmado:

Imagem: Folha de capa do acordo firmado

Para a professora Mônica Amorim, à frente da unidade local do Instituto Confúcio, a parceria já é algo memorável para a trajetória da UFC. "A Universidade de Nankai tem mais de 100 anos e é uma das instituições de referência da China, com destaque nas chamadas disciplinas internacionais, dentre as quais se enquadra a inteligência artificial. Em um passado recente, seu college de IA recebeu prêmios nacionais e internacionais de pesquisa e de patentes", disse.

Os primeiros contatos entre as lideranças da UFC na área e as da universidade chinesa foram frutíferos. Segundo um dos professores cearenses à frente do processo, César Lincoln Cavalcante Mattos, do Departamento de Computação, "nossos corpos docente e discente têm um poder intelectual muito forte, e a aproximação inicial já foi bem aberta para elencarmos nossos temas de interesse para cooperação".

A amplitude da parceria foi elogiada pela professora Cláudia Buhamra, que agora capitaneia a imagem institucional da UFC: "É difícil conter a alegria ao ver a multidisciplinaridade desse momento, que, para a comunicação, é muito importante. É algo que orgulha a comunidade e precisa ser mostrado".

Imagem: Momento da assinatura do acordo foi acompanhado de forma remota por demais gestores da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)INSTITUTO – O reitor adiantou que, em breve, será anunciada em detalhes a criação do Instituto de Inteligência Artificial da UFC, que reunirá laboratórios e grupos de pesquisa já existentes na Universidade, mas cujas atividades hoje acontecem de forma "pulverizada".

E finalizou: "Para juntar as forças e projetar o trabalho já executado da melhor maneira possível é que medidas como o convênio hoje firmado e a implantação do instituto são importantes. Esse laço com uma das maiores universidades da China e do mundo estimulará nossa comunidade na busca do conhecimento nessa área de IA, que é jovem e tem muito a ser desbravado".

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.