Pesquisadores do Campus de Russas publicam artigos em eventos internacionais com universidade da Rússia

Imagem: Localizado na região do Jaguaribe, o Campus de Russas foi implantado em 2012 (Foto: Viktor Braga)O avanço do conhecimento não precisa ser limitado por fronteiras, e a ciência pode aproximar pessoas de diferentes nacionalidades e culturas. O Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, por meio de parceria com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e a Universidade de Innopolis (Rússia), comprova essa afirmação. Dois artigos foram publicados por pesquisadores dessas instituições em eventos científicos internacionais das áreas de computação e matemática.

As produções tiveram a colaboração de integrantes do Núcleo de Estudo em Aprendizado de Máquina e Otimização (NEMO) do Campus da UFC em Russas e do Laboratório de Machine Learning & Knowledge Representation (Aprendizado de Máquina e Representação do Conhecimento, na tradução) da Universidade de Innopolis. Localizada na cidade homônima da Rússia, a 777 quilômetros de Moscou, a universidade citada é referência em tecnologia da informação e robótica.

PUBLICAÇÕES – O artigo "Using ant colony optimisation for map generation and improving game balance in the Terra Mystica and Settlers of Catan board games" ("Usando otimização por colônias de formigas para gerar mapas e melhorar o equilíbrio nos jogos de tabuleiro Terra Mystica e Settlers of Catan", na tradução) foi aprovado na edição de 2020 do evento Foundations of Digital Games (FDG).

O artigo aborda a união entre conceitos de jogos e computação natural, ramo da ciência da computação que analisa padrões complexos da natureza, aplicando-os na resolução de problemas, desenvolvimento de novas tecnologias e aperfeiçoamento de sistemas já existentes.

Imagem: Segundo o Prof. Bonfim Amaro, a pandemia de covid-19 mobilizou pesquisadores a dedicarem-se às publicações (Foto: divulgação)Assinam o trabalho os estudantes Guilherme Nepomuceno de Carvalho, do quinto semestre de Ciência da Computação da UFC, Alexandr Grichshenko, do segundo ano de Ciência da Computação da Universidade de Innopolis, e, como orientadores, o Prof. Bonfim Amaro Júnior (UFC), o Prof. Rommel Dias Saraiva (UNIFOR) e o Prof. Luiz Jonatã Pires de Araújo (Universidade de Innopolis).

Já o artigo "A biased random-key genetic algorithm using dotted board model for solving two-dimensional irregular strip packing problems" ("Um algoritmo genético de chaves aleatórias tendenciosas usando o modelo de malha de pontos para resolver o problema de encaixe de peças irregulares bidimensional") foi aceito neste ano no IEEE Congress on Evolutionary Computation.

O evento é considerado a segunda melhor conferência mundial na categoria de teoria computacional e matemática, de acordo com o site especializado Guide2Research.

O trabalho descreve um método algorítmico utilizado para resolver problemas verificados nas indústrias naval, de calçados, móveis e vestuário, dentre outras. São autores os estudantes Alexandr Grichshenko, da Universidade de Innopolis, e Rodrigo Lima da Costa, do oitavo semestre de Ciência da Computação da UFC, além do Prof. Bonfim Amaro Júnior (UFC), do Prof. Plácido Rogério Pinheiro (UNIFOR) e do Prof. Luiz Jonatã Pires de Araújo (Universidade de Innopolis).

Imagem: O Prof. Luiz Jonatã Pires de Araújo, da Universidade de Innopolis, avalia positivamente a parceria internacional entre a instituição russa e suas congêneres cearenses, UFC e UNIFOR (Foto: divulgação)INTERCÂMBIO – O Prof. Luiz Jonatã Pires de Araújo, da Universidade de Innopolis, avalia positivamente a parceria internacional entre a instituição russa e suas congêneres cearenses. O docente, brasileiro radicado na Rússia, tem uma relação muito especial com a UFC, por nela ter se formado em Ciência da Computação.

"Os artigos servem como ponte para criar oportunidades de trabalho conjunto entre as universidades, sempre em língua inglesa. Outro benefício é o fortalecimento e marketing da Universidade de Innopolis em território brasileiro para aumentar a sinergia entre nossos pesquisadores e os no Brasil, principalmente considerando-se o nome consolidado que a UFC possui no cenário acadêmico", afirma Jonatã.

A pandemia de covid-19 mobilizou esse grupo de pesquisadores para dedicar-se às publicações, conforme aponta o Prof. Bonfim Amaro Júnior, dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Software, do Campus de Russas. Ele destaca ainda a relevância dos eventos internacionais e o uso de inteligência artificial e de algoritmos avançados para solucionar problemas multidisciplinares, complexos e práticos.

"As parcerias são fundamentais no âmbito da pesquisa acadêmica. Trocar ideias e discutir visões diferentes sobre um assunto é vital para o desenvolvimento de novas teorias e tecnologias. Além disso, toda a relação entre um grupo de trabalho contendo pessoas de instituições diferentes, nacionais e internacionais, proporciona um ganho de conhecimento inestimável", pondera.

Outra conquista alcançada durante o processo, para além do aceite dos artigos, foi a aprovação, em fevereiro último, do aluno Rodrigo Lima da Costa no mestrado em Ciência da Computação na Universidade de São Paulo (USP). Estão nos planos futuros, segundo o Prof. Bonfim, continuar publicando, desenvolver novas tecnologias, viabilizar intercâmbios nos dois fluxos, de alunos e pesquisadores, e também ampliar o leque de parcerias com instituições brasileiras e estrangeiras.

Fonte: Prof. Bonfim Amaro Júnior, dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Software do Campus da UFC em Russas – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.