UFC e Prefeitura de Sobral discutem alternativas para expansão física do campus da região norte do Estado

O reitor Cândido Albuquerque está sentado em uma poltrona na direita da foto, enquanto conversa com o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, sentado em um sofáO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu, em audiência realizada na tarde desta sexta-feira (10), o prefeito do município de Sobral, Ivo Gomes. A pauta do encontro foi a discussão de possibilidades para a expansão física do campus localizado na região norte, criado em 2006, distante 224 km de Fortaleza e que hoje abriga oito cursos de graduação.

Dentre as futuras inovações e reformas, que devem ocorrer em breve, estão a construção do biotério do Campus de Sobral, que servirá aos cursos de Medicina, Odontologia e aos programas de pós-graduação nas áreas de ciências biológicas e de saúde. "Outra prioridade desta gestão é a conclusão do novo bloco didático, no bairro Mucambinho, para abrigar com maior conforto as atividades dos cursos de Música, Ciências Econômicas, Finanças e Psicologia", acrescentou o reitor.

No encontro, os gestores analisaram mapas do município para estudar terrenos possíveis com vistas à expansão, inclusive vertical, das instalações que hoje abrigam atividades administrativas e acadêmicas. Segundo o Prof. Cândido Albuquerque, o curso de graduação em Odontologia, que já conta com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), receberá um olhar cuidadoso no projeto de expansão. "A UFC em Sobral é muito importante. É um interesse prioritário do município a ampliação das atividades do campus e de seus equipamentos. O que a Universidade precisar, e estiver ao alcance do poder municipal, como a viabilização de terrenos, o apoio na execução de uma possível expansão, o restauro de instalações, ela poderá contar conosco", assegurou o prefeito Ivo Gomes.

De acordo com o dirigente municipal, em sua gestão houve uma redução do perímetro urbano de Sobral em cerca de 40%. O adensamento da cidade foi importante para potencializar a segurança pública, o acesso a serviços de infraestrutura e o próprio desenvolvimento do município. "Fazer um planejamento com relação às unidades universitárias existentes em Sobral é fundamental para estar em sintonia com esse processo", finalizou.

Além do reitor e do prefeito, participaram da reunião o chefe interino do Gabinete do Reitor, Prof. Ademar Gondim; a procuradora-geral da UFC, Profª Janaína Castelo Branco; o procurador-geral adjunto, Paulo Henrique Gonçalves; o Prof. William Marques, assessor da Reitoria, e assessores da Prefeitura Municipal de Sobral.