Projeto Midiadança oferta programação on-line com lives, residências e convocação para videodança

Imagem: Performance Parquear Banco, com Thembi Rosa (Foto: Clarissa Guerra)O Midiadança – Laboratório de Dança e Multimídia, projeto dos cursos de licenciatura e bacharelado em Dança do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, apoiado pela Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da UFC, promove uma série de atividades, a partir desta quinta-feira (16), em parceria com instituições nacionais e internacionais.

A programação inclui Ciclo de Lives do Midiadança e do projeto Dança, Corpo e Tecnologia (TEPe), Residências da Rede Ibero-Americana de Videodança (REDIV) e Convocatória Pogo Dança. Confira a seguir a programação:

Ciclo de Lives Midiadança / TEPe – Dança
Dias: 16, 20, 21, 23, 27, 28 e 30 de julho – às 17h
Onde assistir: @labmidiadanca (Instagram)

São sete lives, com a participação de convidados brasileiros e portugueses, resultante de uma parceria da UFC com a Universidade de Lisboa (ULISBOA), de Portugal, por intermédio do projeto TEPe, com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), brasileira, e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), portuguesa. Os temas são os mais diversos, abordando a relação "dança, corpo e tecnologia", a saber: algoritmos de controle; o digital e a rede; sonoridades urbanas, performance e consciência astrofísica; arquivos digitais; tecnologias interativas; realidade virtual; patrimônio cultural; inteligência artificial; videodança; entre outros.

Imagem: Performance Oumuamua, de Jonas Runa (Foto: Fernando Pina)Residências REDIV – Rede Ibero-Americana de Videodança
Desbordamientos / Transbordamentos

É uma residência de criação a distância, que ocorrerá no período de julho a outubro de 2020, na qual estudantes de diferentes universidades e escolas ibero-americanas interagem e colaboram na criação conjunta de obras audiovisuais, fotográficas, escritas ou performáticas ou do campo do audiovisual (videodança ou cinedança). São dois a três alunos escolhidos de cada universidade que trabalham em conjunto com outro grupo de mesmo formato. No total, são 14 instituições que fazem parte das Residências REDIV: três colombianas, quatro brasileiras, uma portuguesa, três argentinas, uma paraguaia e duas mexicanas. Na UFC, os estudantes são vinculados ao Laboratório Midiadança.

Pogo Dança – Aglomerações Virtuais

Nesta sexta-feira (17), será o lançamento da convocatória para participação no Pogo Dança, através do site do Midiadança. A proposta desse projeto é criar diversas ações virtuais que desencadearão uma obra de videodança ao fim do processo, a partir de fragmentos de vídeos enviados por todas as pessoas que frequentam ou trabalham no ICA, sejam elas estudantes, professores ou técnicos de qualquer dos cursos. Pogo é o nome de uma dança de origem africana que, com o passar do tempo, foi associada ao punk rock. Pogo Dança é uma ação dos cursos de Dança do ICA e conta com o apoio das Bolsas de Iniciação Acadêmica, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC (PRAE) e do Laboratório Midiadança.

Ficha Técnica: Andreia Pires e Leonel Brum (direção); Andreia Pires (coreografia); David Leão e Allan Diniz (edição); Walfrido Magalhães (produção); Victor Mota (assistência de produção); Matheus Costa (design gráfico); Gabriel Aquino, Luanna Sousa e Rayanderson Freitas (bolsistas).

Outras informações, bem como a programação detalhada, estão disponíveis no site do ICA e em seus perfis nas redes sociais Facebook e Instagram.

Fonte: Prof. Leonel Brum – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.