Curso de licenciatura em Teatro da UFC celebra 10 anos com webinário de 20 de julho a 21 de agosto

Imagem: O curso de licenciatura em Teatro da UFC completa 10 anos com relevantes contribuições para as artes da cena e para o ensino teatral no Estado (Foto: Iago Barreto Soares)Em referência a uma década de criação do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará e suas contribuições para as artes da cena e para o ensino teatral no Estado, será realizado, no período de 20 de julho a 21 de agosto, o webinário Teatro-Licenciatura UFC 10 Anos: Modos de Pertencer e Agir no Seu Tempo.

A programação, gratuita e aberta ao público, terá atividades virtuais às segundas, quartas e sextas-feiras, nas plataformas Google Meet, YouTube e Instagram.

Para possibilitar o acesso ao webinário, links serão divulgados uma hora antes de cada atividade nos perfis do Curso de Teatro da UFC e do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA) no Instagram. A programação completa do evento pode ser consultada tanto no site do TUPA como nos perfis citados acima.

O webinário começará na próxima segunda-feira (20), às 15h, por meio de reunião no Google Meet. Com o tema "Carta aos de agora", a abertura terá como convidados a Profª Tharyn Stazak, atual coordenadora do Curso de Teatro da UFC; o Prof. Francis Wilker, coordenador-geral do webinário; e a atriz Samya de Lavor, egressa da primeira turma do curso.

Na sequência, às 16h, será a vez da roda de conversa inaugural "Práticas performativas em tempos de necropolítica", com a participação da Profª Ileana Diéguez Caballero, da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), do México, no canal do Curso de Teatro da UFC no YouTube

CURADORIA ‒ Pensado considerando a tríade artista-pesquisador-docente, sustentada no projeto pedagógico do curso, o webinário se organiza a partir de três eixos: "indagar o tempo", em que se discutem questões emergentes do presente; "reabrir o tempo", que propõe um olhar perspectivo para as práticas do curso ao longo desses 10 anos nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão; e "recriar o tempo", que se configura como um eixo de programação mais diretamente voltado aos processos artístico-pedagógicos e possibilidades performativas nas redes sociais. Para contribuir com a curadoria, foram convidadas a Profª Ileana Diéguez Caballero (UAM-México) e a Profª Eleonora Fabião (UFRJ), que trouxeram importantes aportes sobre o teatro latino-americano, a arte da performance e suas implicações éticas, estéticas e políticas.

"A realização do webinário tenta produzir um impulso pedagógico que parta do afeto e crie uma experiência sensível neste momento de crise que nos impede de operar a partir da lógica convivial que tanto nos é cara. Antes de tudo, ele nos desafia a rever quem somos, a lembrar muito do que já produzimos, com quem produzimos e para quem produzimos na última década", declara a Profª Tharyn Stazak.

Imagem: As atividades do webinário incluem rodas de conversa e uma diversidade de propostas artísticas (Imagem: Divulgação)PROGRAMAÇÃO ‒ As atividades do webinário incluem rodas de conversa e propostas artísticas. Às sextas-feiras serão realizados os encontros "DesMontagens", para apresentar os bastidores dos processos artísticos e pedagógicos originários dos 10 espetáculos criados na disciplina de Montagem que ganharam os palcos de Fortaleza.

Também às sextas, o público poderá apreciar, ao vivo, o "Sarau vozes em performance", com muita música e poesia (perfil @tupaufc) e uma inédita batalha de lip sync (dublagem) batizada de "Divas vorazes" (IGTV do perfil @teatro.ufc).

Coordenador-geral do webinário, o Prof. Francis Wilker destaca a busca por olhares múltiplos que pauta o evento. O legado de 10 anos de ensino superior no campo do teatro na UFC será discutido por ex-alunos, professores colaboradores e do quadro permanente, estudantes e pelas comunidades acadêmica e artística.

"O desejo foi, desde o início, criar um espaço de encontro entre as diferentes gerações e pessoas que viveram o curso e, assim, gerar um olhar múltiplo para a sua trajetória, trazendo à tona suas contribuições para a paisagem da cena, da produção de conhecimento e do ensino de teatro nas escolas do Ceará", afirma.

Fonte: Prof. Francis Wilker, do Curso de Teatro da UFC e coordenador do evento ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.