Procurar no portal

Nota de falecimento: professor aposentado Luiz Gomes Nogueira, da FFOE

Imagem: O Prof. Luiz Gomes Nogueira no museu da Academia Cearense de Odontologia (Foto: Acervo da família)A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento, nesta quinta-feira (16), do Prof. Luiz Gomes Nogueira, aos 88 anos. Docente aposentado da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da UFC, ele atuou no Departamento de Clínica Odontológica de 1970 a 2002.

Segundo a Profª Lidiany Rodrigues, atual diretora da FFOE, o Prof. Luiz Gomes "era muito querido por todos, uma referência para a Odontologia cearense que marcou a história de todos que tiveram a oportunidade de tê-lo como professor. Nutria um amor indescritível não só pela Odontologia, mas também pelo próprio curso. Tinha uma coleção de lembranças da Odontologia que em muito nos ajudava a reviver nossa história. Dentre essas lembranças estava uma coleção dos convites de formatura dos discentes do Curso de Odontologia, que foi exposta no [período de comemoração do] Centenário do Curso de Odontologia da FFOE, em 2016. Uma grande perda", afirmou. A diretoria da FFOE declarou luto de três dias.

Ele deixa a esposa, Maria Simões Nogueira; os filhos Aderbal, Karla e Alexandre Nogueira, este último professor do Departamento de Clínica Odontológica da FFOE; e os netos Felipe, Guilherme, Roberta, Renato, Beatriz e Bianca.

O corpo do Prof. Luiz Gomes Nogueira será sepultado nesta sexta-feira (17), no cemitério Parque da Saudade (rodovia 4° Anel Viário, KM 22, Caucaia).

A UFC se solidariza com familiares, amigos e colegas neste momento de dor.

TRAJETÓRIA – Luiz Gomes Nogueira ingressou na UFC no ano de 1960 para cursar Odontologia na antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia, localizada na praça José de Alencar, no Centro de Fortaleza. Colou grau em 1963. Logo após a formatura realizou o Curso Teórico-Prático de Didática do Ensino Superior com o professor emérito da UFC João Hildo de Carvalho Furtado e, em 1965, após realização de concurso interno, foi contratado como auxiliar de ensino para a disciplina de Anestesiologia e Cirurgia Buco-Dentária, sob orientação do Prof. Walfrido Teixeira Chagas.

Ao longo de sua trajetória na UFC exerceu atividades na graduação e na pós-graduação, mais precisamente no Curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Em sua trajetória acadêmica participou de inúmeras bancas de concurso público na própria Universidade e exerceu o cargo de presidente do Centro de Estudos do Curso de Odontologia. Publicou diversos trabalhos científicos em revistas locais e nacionais, além de coordenar e ministrar cursos de capacitação e atualização para acadêmicos e cirurgiões-dentistas no Ceará e em outros estados do País.

O Prof. Luiz Gomes Nogueira integrou praticamente todas as entidades de classe representativas da Odontologia local: a secção Ceará da Associação Brasileira de Odontologia (ABOCE), onde foi presidente de 1970 a 1971; o Sindicato dos Odontologistas do Estado do Ceará (SINDIODONTO) e o Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CROCE), que presidiu e coordenou, respectivamente, em duas gestões (1972-1975 e 1978-1981); o Capítulo III do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF), onde foi coordenador. Na Academia Cearense de Odontologia (ACO), era acadêmico titular fundador, ocupando a cadeira de número 18. Em âmbito nacional, foi vice-presidente da Federação Nacional dos Odontologistas e tesoureiro da ABO Nacional. Ele também recebeu o Diploma de Reconhecimento do Conselho Federal de Odontologia por haver contribuído para o engrandecimento da autarquia federal. Ao longo de sua trajetória profissional, o Prof. Luiz Gomes recebeu dezenas de comendas e honrarias.

Fonte: Diretoria da FFOE – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300