Chips de Internet começam a ser entregues a estudantes nesta segunda-feira (20); saiba como será o procedimento

Imagem: Chip de internet móvelComeça nesta segunda-feira (20) e se estende até terça-feira (21) a distribuição do primeiro lote de chips de Internet móvel para estudantes dos campi de Fortaleza da Universidade Federal do Ceará. A medida faz parte da ação de Inclusão Digital ‒ direcionada a alunos com vulnerabilidade socioeconômica ‒, cujo objetivo é garantir o acesso contínuo dos discentes aos conteúdos acadêmicos que serão disponibilizados remotamente, visando à conclusão do semestre letivo 2020.1. Serão distribuídos inicialmente 1.064 chips, do total de 6 mil previstos para toda a ação. A coordenação do processo é da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Em Fortaleza, a entrega dos chips ocorrerá na Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica). Os estudantes contemplados receberão um e-mail informando o dia e o turno em que deverão retirar o chip. Para receber o item, os alunos deverão levar um documento com foto e uma caneta própria. O uso de máscara é obrigatório.

Todos os cuidados estão sendo tomados para que a distribuição ocorra com segurança para estudantes e servidores. De acordo com a PRAE, a entrega será realizada em dois dias justamente para evitar aglomerações devido à pandemia de covid-19. Haverá marcações no local para garantir o distanciamento necessário. Além disso, os servidores vão utilizar álcool em gel e face shields (protetores faciais que preservam o rosto inteiro).

O procedimento de entrega dos chips nos campi do Interior (Crateús, Quixadá, Russas e Sobral) será definido de acordo com a diretoria de cada unidade acadêmica.

ORIENTAÇÕES SOBRE USO ‒ A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) elaboraram um documento com orientações técnico-pedagógicas sobre o uso e a capacidade dos chips de Internet móvel. As diretrizes, direcionadas a alunos e professores, estão no âmbito do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), elaborado no contexto de enfrentamento da pandemia de covid-19.

O objetivo é orientar os estudantes sobre como utilizar os chips a fim de acompanhar, de maneira satisfatória, todas as atividades a serem ministradas de forma remota, evitando que o plano de dados de 20 GB se esgote antes da renovação automática mensal. Quanto aos docentes, as indicações buscam alertá-los para que levem em conta a capacidade dos chips no momento de planejar as aulas e demais conteúdos acadêmicos.

SEGUNDO LOTE ‒ Seguem abertas, até as 23h59min de segunda-feira (20), as inscrições para o segundo processo seletivo da ação de Inclusão Digital da UFC voltada para estudantes com vulnerabilidade socioeconômica. Nesse segundo lote, serão fornecidos 4.936 chips de Internet móvel, que fazem parte do total de 6 mil chips previstos para toda a ação. Nesta etapa, poderão se inscrever alunos de cursos de graduação e de pós-graduação.

Os chips (3G/4G) ‒ que terão 20 GB de dados de Internet por mês, com validade de julho a dezembro deste ano ‒ serão distribuídos da seguinte forma entre os campi da UFC: Fortaleza, 3.952; Crateús, 92; Quixadá, 312; Russas, 212; e Sobral, 368.

De acordo com o Edital nº 9/2020, os estudantes podem se inscrever até as 23h59min do dia 19 de julho, por meio do formulário eletrônico para alunos de graduação ou do formulário eletrônico para alunos de pós-graduação. Os formulários ficarão disponíveis também, até a data de encerramento do período de inscrições, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O resultado final do processo está previsto para ser divulgado no dia 29 de julho. A data de distribuição dos chips será informada posteriormente.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.