Sociedade de Debates da UFC conquista premiações no Campeonato Interuniversitário on-line da UFMG

Imagem: Com nove duplas e a maior média de desempenho, a Sociedade de Debates da UFC obteve o prêmio de melhor delegação do torneio (Imagem: Divulgação)A Sociedade de Debates, projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, foi destaque no Campeonato Interuniversitário on-line, evento realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no período de 10 a 12 de julho. Além de conquistar o vice-campeonato com a dupla de alunos João Lucas Lopes e Daniel Rocha, a sociedade se destacou ainda como a que inscreveu mais duplas (9) e a que obteve a maior média de desempenho, levando o prêmio de melhor delegação do torneio, do qual participaram 50 duplas de todo o País e do exterior.

A Sociedade de Debates da UFC comemorou também o fato de a estudante Danielle Vasconcelos ter atuado no julgamento da disputa final, tendo sido considerada uma das melhores juízas da competição. E as comemorações se estendem também às conquistas de Julia Ribeiro, João Lucas Lopes e Vinícius Franco pela obtenção, respectivamente, da 8ª, 9ª e 10ª posições no ranking individual de oradores, ficando entre os Top 10. Já os alunos Estevão Mota, Daniel Rocha e Ítalo Juan ocuparam a 11ª, 14ª e 19ª colocação geral, integrando o grupo Top 20.

Imagem: A Sociedade de Debates da UFC conquistou o vice-campeonato com a dupla de alunos João Lucas Lopes e Daniel Rocha (Imagem: Divulgação)Neste ano, o torneio foi realizado digitalmente observando às normas de distanciamento social por conta da pandemia do coronavírus. O evento segue o modelo do parlamento britânico, adotado nos debates competitivos por todo o País. Nesse formato, existe uma moção (objeto do debate) que será discutida necessariamente pelas duas duplas de defesa e contraposta pelas duas duplas de oposição. A posição de cada um dos oradores do debate é sorteada e não reflete suas opiniões pessoais. Na programação, as duplas debateram temas como gastos públicos, pirâmide tributária, identidade brasileira, entre outros. 

No total, as nove duplas da UFC foram formadas pelos estudantes Vinicius Franco e Estevão Mota; Daniel Rocha e João Lucas Lopes; Isabela Franco e Felipe Brito; Ítalo Juan Garcia e Julia Ribeiro; Diego Ribeiro e Luan Carvalho; Carlos Eduardo e Lara Muniz; Beatriz Sombra e Iandra de Castro; Mikaelly Gomes e Marcelo Menescal; bem como Janaína Sena e João Vítor Silva. Além disso, atuaram como representantes na adjudicação os alunos Danielle Vasconcelos, Pedro Ângelo, Pedro Victor André Silva, Ana Lívia Souza Florindo, Paulo Juan de Sousa Alves, Isabela Veras, Maria Eduarda Café, Cezário Victor Diógenes Martins, Anderson Oliveira e João Vinicius Queiroz de Souza.

Imagem: A estudante Danielle Vasconcelos atuou no julgamento da disputa final e foi considerada uma das melhores juízas da competição (Imagem: Divulgação)SOBRE A SOCIEDADE – A Sociedade de Debates da UFC é um projeto de extensão fundado por estudantes da Faculdade de Direito em 2010, sendo a pioneira em trazer o movimento de debates universitários para o Brasil. Com o objetivo de estimular a prática do debate na sociedade brasileira, a SDD se baseia nas premissas que guiam a boa argumentação, oratória e todas as demais ferramentas que visam construir um raciocínio intelectualmente sério e persuasivo.

Atualmente é a Sociedade de Debates mais bem premiada do Brasil e conta com 15 membros ativos. Possui presença virtual no Instagram, Facebook, YouTube e através do podcast Ponto de Informação.

Leia mais: Sociedade de Debates se destaca em competições nacionais 

Fonte: Julia Ribeiro, aluna de Direito e integrante da Sociedade de Debates da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.