Projeto disponibiliza manual de paramentação e desparamentação para profissionais de saúde

Imagem: Capa do manual de paramentaçãoEstão disponíveis para download gratuito as novas edições do Manual de Paramentação e Desparamentação, publicação voltada a profissionais de saúde que orienta sobre o correto uso de equipamentos de proteção individual e sobre boas práticas para a prevenção de contaminações. O manual é uma produção da Liga de Saúde, Trabalho e Ambiente (LISTA), projeto de extensão ligado do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará e ao Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Ambiente (TRASSUS), vinculado à pós-graduação em Saúde Pública da UFC.

Dentre os temas abordados estão os procedimentos de precaução com aerossóis, medidas a serem tomadas mediante o contato com sangue ou secreções, e ainda o passo a passo de colocação e retirada de equipamentos como avental/capote, respirador articulado, luvas, entre outros. O manual, que também está disponível no perfil da Liga no Instagram (@trabmed), pode ser acessado nas versões em português, inglês e espanhol.

Segundo os realizadores da iniciativa, o objetivo é contribuir com a segurança dos trabalhadores da área da saúde no cenário da covid-19. "Proteger aqueles que trabalham cuidando da saúde das pessoas é componente fundamental de um sistema de saúde. O que dizer então da importância de proteger profissionais de saúde na linha de frente do cuidado no contexto de uma pandemia? E quando esta pandemia é a de covid-19, doença infecciosa emergente que já vitimou milhares de profissionais de saúde? Não se trata apenas da necessidade de manutenção da força de trabalho em um período de pandemia e tensionamento da rede de assistência. É também cuidar daqueles que cuidam", afirma o infectologista e professor da FAMED, Roberto da Justa Pires.

SAIBA MAIS – Coordenada pela doutora em saúde coletiva e professora da UFC Maxmiria Holanda, a Liga de Saúde, Trabalho e Ambiente (LISTA) é um projeto vinculado ao Programa Integrado em Saúde do Trabalhador. É ainda uma iniciativa de extensão do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina (FAMED), em parceria com o Curso de Psicologia e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) da FAMED/UFC– e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.