Docente do ICA é selecionada para atuar como professora associada à Universidade de Harvard

Imagem da professora Inês Vitorino sentadaA Profª Inês Sílvia Vitorino Sampaio, do Curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará,  atuará como professora associada à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A docente foi selecionada para integrar, durante o ano acadêmico 2020-2021, a comunidade do Berkman Klein Center for Internet & Society, centro interdisciplinar vinculado à instituição americana e referência em estudos do ciberespaço.

O centro anunciou neste mês de julho os integrantes de sua comunidade para o ano acadêmico 2020-2021, que terá início em setembro. Juntamente à Inês Vitorino, entram outros 15 professores associados, de diversas partes do mundo. A docente da UFC desenvolverá pesquisas em torno de dois eixos: direitos digitais de crianças e jovens, envolvendo questões relacionadas à inclusão digital e participação na vida pública desses segmentos; e inteligência artificial e sua articulação com as questões da democracia, transparência e uso seguro de dados.

"Eu recebi com enorme alegria a notícia. O aprendizado me ajudará a colaborar para a construção de um espaço digital com maior participação da sociedade e com responsabilidade social. Vou voltar para o Brasil e trazer essa contribuição para uma Internet mais segura, fortalecendo os direitos digitais de crianças e jovens", destaca a professora.

Vitorino levará como contribuição a Harvard sua experiência em inúmeras pesquisas relacionadas a crianças e jovens, nas dimensões qualitativa e quantitativa. Ela é uma das fundadoras e atual vice-coordenadora do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LabGRIM).

Após pesquisar universidades de todo o mundo, a professora decidiu enviar sua proposta de estudo ao Berkman Klein Center, ao identificá-lo como um centro de pesquisa de ponta em sua área de estudo. A proposta incluía currículo e uma carta, na qual ela explicitou o que pretende investigar, informando o que vai levar de contribuição e o que quer aprender no centro.

Inês Vitorino disse estar interessada em aprender mais sobre inteligência artificial nas plataformas digitais, segurança de dados e privacidade. "É sabido que as plataformas colhem dados pessoais para utilizar a favor de empresas e interesses políticos. Eu quero entender mais sobre como funciona esse processo. Vou pesquisar como construir um espaço mais seguro e participativo, e isso vai na contramão do processo de disseminação de ódio que vemos hoje. A Internet deve ser um espaço de convivência e sociabilidade, que respeite os diversos grupos da sociedade", avalia.

UNIVERSIDADE PÚBLICA ‒ A professora destaca que sua formação se deve à universidade pública. "Aprendi com professores da estatura de Manfredo Oliveira, Diathay Bezerra de Menezes, Elza Braga, Irlys Barreira, Sulamita Vieira, César Barreira, Auxiliadora Lemenhe, Alba Pinho, Rejane Vasconcelos, Ismael Pordeus Júnior e tantos outros, aos quais presto aqui meus agradecimentos. Sou filha da UFC e do Instituto de Cultura e Arte. Aqui aprendi a amar a ciência, a ter compromisso com a cultura e a arte de nossa gente. É esse orgulho que levarei comigo para Harvard, o orgulho de ser mulher, nordestina, brasileira", destaca a professora. Em Harvard, a docente afirma que buscará fortalecer o olhar latino-americano na academia.

FORMAÇÃO ‒ Inês Sílvia Vitorino Sampaio é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, onde realizou também mestrado em Sociologia. Concluiu doutorado na mesma área na Universidade de Campinas, com a realização de estágio sanduíche na Universidade de Münster (Alemanha), tendo feito, ainda, estágio pós-doutoral na Universidade do Quebec, em Montreal, no Canadá.

Fonte: Profª Inês Vitorino, do ICA/UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.