Central Analítica lança aplicativo capaz de mapear equipamentos de pesquisa multiusuários

logomarca EMUFCA Central Analítica, laboratório multiusuário da Universidade Federal do Ceará, lançou, em parceria com o Departamento de Computação da UFC, o aplicativo EMUFC, capaz de listar e mapear por georreferenciamento instrumentos de pesquisa multiusuários disponíveis no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A ideia é promover na Universidade uma cultura de uso compartilhado dos equipamentos.

Além de catalogar os equipamentos, o software apresenta as principais características, a localização no campus e o contato do responsável pela guarda do instrumento. Disponível para dispositivos Android e IOS, a aplicação conta ainda com a funcionalidade de feedback para que os usuários possam notificar a instituição sobre eventuais dificuldades de acesso.

"O lançamento do aplicativo é parte da missão da Central Analítica de promover na Instituição a cultura do uso compartilhado dos equipamentos de pesquisa. O aplicativo contribui para disseminar as informações dos equipamentos que foram adquiridos em projetos multiusuários para a comunidade", destaca o Prof. Antonio Gomes Souza Filho, coordenador da Central Analítica.

Produto da disciplina Engenharia de Software, ofertada para os cursos de graduação e pós-graduação em Computação da UFC, a aplicação foi produzida pelos então alunos da matéria Francisco Anderson Gomes, atualmente professor do Campus da UFC em Crateús; Ícaro Gonçalves Tavares; Antônio Alessandro Fernandes; Douglas Araújo; Hélder Costa; Leonardo Sampaio e Lucas Primo e contou com apoio técnico dos servidores Maycon Anderson e Yuri Leite, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Para a Profª Rossana Andrade, do Departamento de Computação, responsável pela coordenação do projeto, "é perceptível a motivação dos alunos na disciplina quando são misturados os fundamentos teóricos com a prática". Ela explica que o desenvolvimento da aplicação foi uma "oportunidade enriquecedora" de trabalhar com um cliente real, "pró-ativo, que está disposto a discutir com a equipe o escopo, os requisitos, a implementação e a avaliação do software durante o decorrer da disciplina".

O aplicativo está à disposição da PRPPG, que adicionará os demais equipamentos que vierem a ser adquiridos pela Universidade.

CENTRAL – A Central Analítica, que funciona temporariamente no Departamento de Física, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, reúne diversos equipamentos altamente especializados, permitindo experimentos na área de microscopia óptica e eletrônica. Os equipamentos podem ser utilizados por pesquisadores de toda a Universidade. Veja no site da central como utilizar os serviços.

Fonte: Prof. Antonio Gomes, coordenador da Central Analítica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.