Webinários irão debater transculturação em arquitetura e urbanismo entre Brasil, Europa e África

Imagem: Logomarca do eventoCinco webinários, com palestrantes do Brasil, Europa e África, integram o evento Arquitetura e Transculturação: Conexões Transatlânticas / 2020 no período de 30 de julho a 27 de agosto, sempre às quintas-feiras, às 18h (horário de Brasília). A realização é do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LOCAU), vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD) da Universidade Federal do Ceará em parceria com o Doutoramento em Arquitectura e o Center for Innovation in Territory, Urbanism, and Architecture (CITUA) do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST-UL).

As transmissões ocorrerão pelo canal no YouTube do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAU+D) da UFC. Ao fim de cada webinário será disponibilizado um link para um formulário de avaliação do evento. Os organizadores emitirão certificados para os palestrantes e participantes.

O Webinário #1, no dia 30 de julho, às 18h, tem como tema "Arquitetura moderna – Brasil, Portugal e África" e englobará as seguintes apresentações:

Arquitetura moderna em África: Angola e Moçambique, pela Profª Ana Cristina Tostões, catedrática do IST-UL, coordenadora do Doutoramento em Arquitectura e do CITUA na mesma instituição e presidente do DOCOMOMO internacional, (sigla em inglês da organização não governamental denominada Documentation and Conservation of building, sites and neighbourhoods of the Modern Movement, que objetiva documentar e preservar criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins).

Casino Park Hotel (1966): conexões modernas transatlânticas, pelo Prof. Ricardo Alexandre Paiva, do DAUD e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAU+D) da UFC, coordenador do LOCAU e do Núcleo DOCOMOMO Ceará em 2020.

O Webinário #2 ocorrerá no dia 6 de agosto. O tema geral é "Patrimônio e conservação – Brasil, Itália e África". Os convidados são os professores Renata Campello Cabral, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Mário Fundaró (DAUD-UFC/LOCAU).

O Webinário #3, programado para 13 de agosto, enfocará a temática "Patrimônio urbano e arquitetônico – Brasil e Portugal", com apresentações dos professores Joana Nunes, do CITUA-IST-UL, e Márcio Rodrigo Coêlho de Carvalho, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS).

O Webinário #4, no dia 20 de agosto, abordará o tema geral "História e patrimônio – Brasil, Itália e Portugal", com a participação dos professores Elisa Pegorin, do CITUA-IST-UL, e Marcus Vinicius Dantas de Queiroz, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Encerrando a série, no dia 27 de agosto, o Webinário #5 tem como título geral "Planejamento e projeto na África", com Beker Sousa, arquiteto graduado pela UFC e consultor da JS-CV Construções e Investimentos, de Cabo Verde; e Helder Pereira, arquiteto formado pela Universidade de Tecnologia de Queensland e sócio fundador do Atelier Mulemba, em Angola.

Fonte: Prof. Ricardo Alexandre Paiva, coordenador do LOCAU – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.