Bibliotecas da UFC retomam atividades presenciais; serviços ocorrem com agendamento

Foto de um corredor da biblioteca do Campus da UFC em Crateús, com estantes à esquerda e à direitaAs unidades da Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, com exceção da Biblioteca do Museu de Arte da UFC (MAUC), retomaram suas atividades presenciais nesta quarta-feira (29). Como medida de contenção da pandemia de covid-19 e de auxílio ao Plano Pedagógico de Emergência, o Sistema de Bibliotecas está pondo em prática o plano de retomada às atividades presenciais.

O documento reúne protocolos de segurança preconizados pelas autoridades sanitárias e atualiza a comunidade acadêmica e os servidores lotados nas bibliotecas da Capital e do Interior sobre o retorno do atendimento presencial.

No plano, constam orientações acerca do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), do reforço à limpeza de ambientes, pisos e superfícies, e de condutas para o tratamento técnico dos acervos.

Segundo o diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC, Felipe Ferreira, o plano se baseou nas diretrizes formuladas pela Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC (UFC Infra) e no conjunto de boas práticas recomendadas por bibliotecas nacionais e estrangeiras. Entre as instituições de referência, foram consultadas a Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) e a International Federation of Library Associations (IFLA).

"Frisamos a necessidade constante de utilização dos EPIs, tanto para tratamento junto ao acervo como para atendimento ao público. Teremos algumas alterações na rotina diária, mas destaco o trabalho voltado para manter os acervos devolvidos em quarentena, que deverão permanecer em isolamento pelo período de sete dias", explica.

CRONOGRAMA – Computadores com acesso à Internet já estão disponíveis para pesquisa de usuários na Biblioteca Central do Campus do Pici, na Biblioteca do Curso de Física, na Biblioteca de Ciências Humanas e na Biblioteca da Faculdade de Direito, todas situadas em Fortaleza.

A partir de 29 de julho, todas as unidades da Capital, com exceção da Biblioteca do Museu de Arte da UFC (MAUC), estarão abertas para serviços de empréstimo e devolução previamente agendados. As bibliotecas de Sobral, Quixadá, Russas e Crateús só voltarão a funcionar no modo presencial de acordo com o plano de retorno de cada unidade acadêmica.

AGENDAMENTO – Para controlar o fluxo de pessoas e evitar a contaminação por coronavírus, as devoluções deverão ser agendados em e-mail direcionado às unidades de informação do Sistema de Bibliotecas da UFC. Cada biblioteca entrará em contato com os usuários para definir o melhor dia e horário para pegar ou devolver as obras escolhidas.

Consultas ao acervo e solicitações de empréstimo podem ser realizadas no Catálogo On-line e acompanhadas pelo Meu Pergamum. Após a devolução, cada livro passará por quarentena de sete dias em espaços isolados das bibliotecas, e, somente após transcorrido esse prazo, estará disponível para reserva e empréstimo.

MULTAS – Desde janeiro de 2020 até o retorno das atividades presenciais, todas as multas foram abonadas e não serão cobradas. Os valores de períodos anteriores podem ser quitados mediante pagamento do Guia de Recolhimento da União (GRU), conforme explicado em tutorial.

"A maioria dos nossos serviços continuará sendo ofertada de forma remota. A ideia é que o usuário vá até a biblioteca em casos excepcionais, quando estritamente necessário. Essa é uma importante ação para apoiar os nossos usuários em um momento que desperta diversas dificuldades e garantir a sua ida à biblioteca de forma segura e no tempo certo", conclui Felipe Ferreira.

Outras informações podem ser consultadas no site do Sistema de Bibliotecas da UFC. Os usuários também podem enviar dúvidas pelo WhatsApp (85) 3366 9507 e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Sistema de Bibliotecas da UFC – fone: (85) 3366 9507 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.