MEC realiza pesquisa para alunos e professores sobre substituição de aulas presenciais

Zoom em notebook sendo utilizado (Foto: Reprodução)O Ministério da Educação (MEC) realiza pesquisa com as comunidades acadêmicas das instituições de ensino superior, das redes pública e privada, para que alunos e professores respondam a questões sobre suas experiências com aulas no contexto do isolamento social causado pela pandemia de coronavírus. Os questionários estão disponíveis até esta sexta-feira (31).

Direcionada a alunos e professores que estavam matriculados ou lecionaram no primeiro semestre de 2020, em cursos presenciais, a pesquisa tem questões sobre a suspensão das aulas e sobre a oferta de ferramentas para aulas em modelo remoto. Há questionários específicos para alunos e professores.

Os links de acesso também foram enviados aos e-mails de alunos e professores cadastrados na Universidade Federal do Ceará e demais instituições de ensino.

A pesquisa é um desdobramento da publicação da Portaria nº 544 do MEC, que trata da substituição das aulas presenciais por aulas via métodos digitais durante a pandemia de covid-19. Segundo a pasta, o objetivo é entender como os alunos e professores percebem a rotina de aulas e estudos atuais, além de obter informações sobre as ferramentas utilizadas nesse processo, com o objetivo de melhorar políticas regulatórias e de supervisão do ensino superior.

A elaboração do estudo, o cruzamento de dados e a consolidação de respostas são feitos pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) do MEC, em parceria com a organização social CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos).