PRAE retoma funcionamento regular da residência universitária 140

Fachada da residência universitária 140A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) retomou, na última quinta-feira (23), o funcionamento regular da residência universitária 140, em Fortaleza. Conforme orientação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na Universidade Federal do Ceará, a unidade estava reservada, desde a segunda quinzena de março, para receber apenas estudantes que porventura adoecessem por contaminação pelo novo coronavírus. A casa, localizada no bairro Benfica, conta com seis moradores.

Os alunos que residiam no local foram, à época, realocados em outras unidades ou retornaram às suas cidades natais. "O processo da 'casa de quarentena' foi muito interessante porque foi discutido com todos os estudantes diretores de residência, que aceitaram a disponibilização de uma unidade para segurança e apoio no caso de algum residente ficar doente", explica a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo.

Desde que foram suspensas as atividades presenciais na Universidade, a PRAE reforçou o diálogo com os residentes para os cuidados no enfrentamento da doença. "Enviamos textos com orientações para o convívio em grupo e fizemos monitoramento da saúde dos discentes por meio de questionários. Eles colaboraram de forma muito positiva. Registramos um índice baixíssimo de infectados, apenas com sintomas leves. Eles cuidaram uns dos outros, sem necessidade de utilizar a casa de quarentena. Essa é uma vitória dos alunos".

TESTES RÁPIDOS – No esforço de combater a pandemia do novo coronavírus, a UFC está aplicando, nestas segunda (27) e terça-feira (28), novos testes rápidos nos residentes. Em maio, eles foram o primeiro público da comunidade acadêmica a ser testado.

CHIPS E COMPUTADORES – Como parte do Plano Pedagógico Emergencial (PPE), a PRAE desenvolve ação de Inclusão Digital através da qual estão sendo distribuídos a estudantes dos campi de Fortaleza e do Interior chips de Internet móvel que têm o objetivo de garantir o acesso contínuo aos conteúdos acadêmicos disponibilizados remotamente, visando à conclusão do semestre letivo 2020.1.

No total serão distribuídos 6 mil chips para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. Além de efetuar a entrega dos chips, a UFC também está equipando espaços como bibliotecas, laboratórios e salas de estudos com cerca de 450 novos computadores.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.