FEAAC integra projeto de pesquisa internacional sobre Responsabilidade Social Corporativa

Imagem: foto da fachada de um prédio na cor rosa com grades brancas na entrada A Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará iniciou, neste mês, um projeto de pesquisa internacional sobre responsabilidade social corporativa. Financiado pela Wageningen University, da Holanda, o projeto envolve ainda pesquisadores da Aarhus University, da Dinamarca. Na UFC, a pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC).

O projeto "Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em Diferentes Ambientes Institucionais" seguirá até dezembro de 2021 com o objetivo de explorar os padrões de práticas de responsabilidade social corporativa que surgiram no Brasil, na Holanda e na Dinamarca para empresas que operam global e localmente. Os pesquisadores pretendem também avaliar a relação entre a responsabilidade social das empresas e o desempenho delas em diferentes contextos institucionais, além de identificar as perspectivas das partes interessadas sobre quais práticas de responsabilidade social corporativa são necessárias em diferentes contextos institucionais.

De acordo com a professora do PPAC Mônica Abreu, uma das integrantes do projeto, os três países oferecem uma rica variedade de ambientes institucionais. "A Holanda é caracterizada como economia de mercado, a Dinamarca, como modelo de coordenadas de mercado, e o Brasil, como modelo capitalista particularista", afirma, observando que várias pesquisas sugerem que as empresas, em diferentes circunstâncias econômicas, tomam decisões estratégicas distintas. "Compreender como as empresas tomam decisões estratégicas de RSC ajudará a entender como elas podem contribuir para o enfrentamento dos desafios do ambiente institucional e das mudanças climáticas", aponta.

O estudo é coordenado pelos docentes Alfons Oude Lansink e Wilfred Dolfsma, da Wageningen University, e conta com a participação dos professores Emiel Wubben, Julia Höhler e João Rossi Borges (que atua também na Universidade Federal da Grande Dourados). Na FEAAC, além de Mônica Abreu, o projeto envolve os docentes Hugo Figueirêdo Junior, Vicente Crisóstomo e Robson Rocha (professor visitante oriundo da Aarhus University), além dos doutorandos Rômulo Alves e Bruno Goes, do PPAC.

O Prof. Hugo Figueirêdo explica que o projeto "é o primeiro passo de uma cooperação ainda maior entre o PPAC e a Universidade de Wageningen". A ideia é que inicialmente sejam utilizados dados secundários e pesquisas de literatura para identificar padrões de responsabilidade social corporativa nos diversos países. "Seus resultados devem gerar novas iniciativas que incorporem dados secundários provenientes de entrevistas com empresas e outras partes interessadas", completa.

Fontes: Prof. Hugo Figueirêdo, do Departamento de Contabilidade – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Profª Mônica Abreu, do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.